IEL recebe lançamento do livro “A elite do atraso”

Livro "A elite do atraso" de Jessé SouzaNo dia 29 de novembro, a partir das 14 horas, acontece o lançamento do livro “A elite do atraso”, de Jessé Souza. Organizado pelo autor e pela Editora LeYa, o evento será no auditório principal do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’, Campinas. Haverá uma exposição e debate com o autor, junto dos professores Armando Boito e Luiz Marques, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Sinopse
Numa época em que a questão das desigualdades racial e social está, mais do que nunca, no centro de cena dos grandes veículos de comunicação aos comentários nas redes sociais e até mesmo nas conversas das mesas de bar, onde todos parecem ter uma ideia muito bem definida do que é capaz de construir um país ideal, o sociólogo Jessé Souza escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel forjada na escravidão.

Sobre o autor
Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1986), doutorado em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, Alemanha (1991), pós-doutorado em filosofia e psicanálise na New School for Social research de Nova Iorque, EUA (1994-1995) e livre docência em sociologia pela Universität Flensburg, Alemanha (2006).

Escreveu como autor e organizador 23 livros além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas, sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. É professor titular de ciência política da UFF (Universidade Federal Fluminense). Atualmente, é presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).