Palestra aborda políticas econômicas de redes sociais para acadêmicos

“Academia como mercado financeiro de ideias. A economia política dos meios de comunicação social para os acadêmicos” é o título da conferência que Alessandro Delfanti, professor de cultura e novos meios de comunicação na Universidade de Toronto vai proferir no dia 17 de novembro, às 14h na Sala A, da DGRN (Departamento de Geologia e Recursos Naturais), do Instituto de Geociências, na Unicamp. O evento será realizado na língua inglesa.

A pesquisa do professor italiano, que lecionou na Universidade da Califórnia, em Davis, na Universidade Mcgill e Universidade de Milão, centra-se no trabalho digital, no biohacking e na economia política da ciência e da tecnologia. Ele é o autor de Biohackers: a política da ciência aberta (Pluto, 2013) e outras obras.

Na apresentação do dia 17, Delfanti irá tratar das redes sociais voltadas para acadêmicos, como a Academia.edu ou Researchgate, que são espaços onde milhões de estudiosos partilham o seu trabalho e constroem-se como trabalhadores acadêmicos legítimos e produtivos. Estes serviços fornecem novas formas de métricas e classificação, tais como contagens de download, compartilhamento de mídia social, popularidade. Garantem “pontuação" ou alcance de rede.