FE promove seminário sobre mudanças no ensino médio

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES) da Faculdade de Educação (FE), em conjunto com Grupo de Pesquisa Interinstitucional (EMpesquisa) e o Observatório da Educação da Universidade Federal do Paraná, promove o seminário "Ensino Médio 2017 - Um ano doloroso" no dia 29 de junho, das 08h30 às 18 horas, no salão nobre da FE.

O objetivo do seminário é analisar a reforma do ensino médio, comparando-a com políticas curriculares de outros países, principalmente aqueles citados no discurso oficial para justificar à reforma, e para finalizar, será apresentado um documentário para discussão do papel dos movimentos de resistência. 2017 está sendo um ano de várias reformas no cenário nacional que afetam os direitos trabalhistas e os direitos à educação historicamente conquistados. Por isso consideramos imprescindível fazer um debate que permita compreender a articulação entre as diferentes reformas em curso e suas consequências para os trabalhadores da educação e para a escola média. Desta maneira, é que pretendemos abordar o Reforma do Ensino Médio, regulamentada na Lei 13.415/2017

As 9 horas será realizada a mesa "Retrocessos que conjugam a lógica das reformas golpistas", com Sávio Machaco Cavalcante (Departamento de Sociologia do IFCH), José Dari Krein (Departamento de Política e História Econômica do IE) e Dirce Zan (FE), com moderação de Celo Ferretti (CEDES). Já as 14 horas o tema será "Comparando diferentes realidades Alemanha, Finlândia, Canadá e Coreia do Sul", com a presença de Sérgio Feldmann de Quadros (FE), Fernanda Dias (FE), Cintia Brazorotto (FE), Silvia Beltrane (FE) e Danielle Santos (FE), coordenado por Nora Krawczyk (FE). E as 16 horas será a vez do painel "Resistinto às reformas: as ocupações", com Mônica Ribeiro (Faculdade de Educação da UFPR), e Sandra Garcia (UEL), seguido da exibição do documentário "República do Caos".

Outras informações podem ser obtidas na página do seminário