CPQBA realiza workshop sobre curadoria em coleções microbianas

Microbianas

O workshop "Curadoria em Coleções Microbianas" será realizado de 26 a 30 de junho na CBMAI/Divisão de Recursos Microbianos do CPQBA da Unicamp, em Paulínia. O evento é voltado para estudantes e profissionais que queiram ter uma visão ampla sobre os aspectos envolvidos na preservação de micro-organismos e no gerenciamento de coleções de culturas microbianas, com vistas à pesquisa e bioprospecção.

O material biológico microbiano pode ser utilizado em inúmeras pesquisas e processos industriais, com potencial de alavancar a tecnologia de um país. A procura por este recurso genético em coleções reconhecidas tem crescido, principalmente por estas constituírem centros de curadoria especializada com procedimentos de rotina, como a realização de testes de controle de qualidade e o fornecimento de material autenticado. Além disso, coleções que prestam serviços profissionais estão atentas aos procedimentos de biossegurança e biosseguridade, visando a proteção de sua equipe, do meio ambiente e de seu acervo. Em resumo, podemos dizer que o conhecimento da biodiversidade e a bioprospecção de novos micro-organismos tornaram-se focos principais da era biotecnológica, e as coleções de culturas microbianas desempenham um papel relevante na conservação ex situ, distribuição e identificação desses recursos, bem como na organização e disponibilização de informações associadas aos seus acervos. É uma atividade laboriosa, de grande responsabilidade e que demanda competência.

A CBMAI atua como uma Coleção de Serviços com base gerencial e operacional de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e com protocolos internacionalmente reconhecidos (Organisation for Economic Co-operation and Development - OECD, Commom Access to Biological Resources and Information - CABRI e World Federation for Culture Collection - WFCC). Neste treinamento, a equipe da CBMAI com o auxílio do Dr. Nelson Lima, Professor Catedrático da Universidade do Minho (Braga, Portugal) e fundador e Diretor da Coleção Portuguesa de Culturas de Fungos Filamentosos Micoteca da Universidade -MUM, disponibilizarão suas experiências com relação à curadoria de coleções microbianas e assuntos relacionados, reservando um espaço para discussão dos desafios enfrentados pelos participantes.

Outras informações podem ser obtidas no site do CPQBA.