Zebu Trifásico comemora 25 anos com apresentação na Adunicamp

Zebu

O projeto Pratas da Casa apresenta nesta quarta-feira (21) o grupo Zebu Trifásico. A apresentação, que comemora os 25 anos de formação do grupo será realizada às 19 horas, no auditório da Adunicamp.

O Zebu Trifásico é um grupo instrumental que toca música dos séculos 15 a 17 (do fim da Idade Média e Renascença até o início do Barroco) em flautas doces e outros instrumentos de sopro da época, como cromornes e cornamusas. O grupo foi criado em 1992 por professores e alunos de graduação dos Institutos de Biologia e Física. De sua formação original permanecem Thomas Lewinsohn (professor titular do Instituto de Biologia) e André Victor Lucci Freitas (então aluno de graduação, hoje professor titular do IB), ambos biólogos.

Ao longo de 25 anos, o Zebu contou com três até oito instrumentistas variados (sopros, cordas e percussão) e cantores, tendo se apresentado regularmente em vários locais de Campinas, como na Companhia Sarau, no Café Filosófico da CPFL e no Observatório do Capricórnio, além de espetáculos em São Paulo, Santos e Caldas, Minas Gerais. O programa incluirá sequências de danças das grandes coletâneas da Renascença: Danserye (Tylman Susato, Holanda, 1551) e Terpsichore (Michael Praetorius, Alemanha/França, 1612) além de outras peças do mesmo período.

Além de Thomas e André, atualmente o Zebu Trifásico é formado também por Rafael Oliveira (IB) e Paulo Dalgalarrondo (Faculdade de Ciências Médicas), Luciana Castillo (professora do Centro Suzuki de Campinas) nas flautas, e Peter Groenendijk (IB) na percussão.