Domingo no Lago

A próxima edição do Projeto Domingo no Lago será realizada neste domingo do próximo dia 4 de junho, a partir das 10h30, dentro e fora do Espaço Cultural Casa do Lago. Nesta edição, serão apresentados espetáculos de teatro infantil e de bonecos, show musical e oficinas com atividades físicas.

O Grupo Canoa Encantada Teatro de Animação apresentará a peça As pelejas de Severino em busca do boi Suvaco às 10h30, na sala de cinema. O espetáculo narra, em tom de cordel, as aventuras do vaqueiro Severino Lombo Cansado, que adentra as terras do temido capitão João Redondo em busca de um boi perdido. Explorando o universo da cultura popular do Nordeste Brasileiro, o espetáculo mistura a narrativa de cordel, os arquétipos do teatro de mamulengos e dos folguedos populares e músicas típicas como o xaxado e a embolada. Severino é a representação do homem simples que, mesmo pelejando na dureza da vida, mantém acesa a chama do sonho e da alegria herdados através das manifestações culturais de seu povo.

No mesmo horário, o Grupo Dupla Cia. estará na sala multiúso com o espetáculo Atenção, respeitável público! Na peça, as personagens Madame Poatrine e Begônia apresentam ao seu respeitável público esquetes cômicas baseadas na tradição brasileira circense de picadeiro. A consagrada dupla cômica Branco e Augusto serve como ponto de partida para as relações criadas entre as duas palhaças que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, divertem e encantam espectadores de todas as idades.

Domingo no Lago

Às 11h30, o Grupo Trem Doido volta a se apresentar na Universidade com o show O Som das Minas Gerais. O Trem Doido explora releituras de obras de consagrados compositores mineiros do Clube da Esquina, como Milton Nascimento, Toninho Horta e Nelson Ângelo. O grupo surgiu no curso de Música Popular da Unicamp, no contexto da disciplina de Prática Instrumental, e interpreta a música produzida em Minas Gerais, a partir do final da década de 60, em especial composições de Milton Nascimento e Toninho Horta.

Em sua formação inicial de trio - Eddy Andrade (violão), Murilo de Lima (contrabaixo) e Victor Polo (guitarra) -, o grupo utilizava a linguagem instrumental, por meio de arranjos coletivos e abrindo espaço para o campo da improvisação jazzística. Desde 2014, com a entrada de Fernando Junqueira (bateria) e Paulo Ohana (voz), o Trem Doido é um quarteto que combina elementos de música vocal e instrumental em seus arranjos, fazendo releituras das canções de compositores que fazem parte do universo musical do Clube da Esquina.

Na área externa da Casa do Lago, os estudantes integrantes do Grupo PET-FEF oferecerão atividades lúdicas na área externa antes e após as apresentações do evento. Com eles, você vai curtir slackline, diabolô, pintura facial, malabares com bolas e pratos de equilíbrio, além de confecção de brinquedos e jogos com material recicláveis. Eles irão oferecer Oficina de Reciclados utilizando os materiais: garrafas pet, caixa de leite e rolo de papel higiênico. Quem quiser participar, traga seu material reciclado para transformá-lo.

Também faz parte da programação do Domingo no Lago a Feira de Troca de Brinquedos, a Feira de Artesanato e quitutes, e  a Campanha de Doação de Alimentos, em parceria com o Banco de Alimentos de Campinas.