Em debate as novas tecnologias para agricultura de precisão

Feagri

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), em conjunto com o Agropolo Campinas-Brasil, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Fapesp, promoverá o workshop Novas Tecnologias para Agricultura de Precisão no dia 24 de maio, a partir das 8 horas, no auditório da unidade. O objetivo do evento é estimular o debate de modo a entender as ações atuais, desafios, oportunidades e melhores estratégias para o desenvolvimento de novas tecnologias para agricultura de precisão, buscando-se colaborações estratégicas para tal. Dentre os temas que serão discutidos, destacam-se equipamentos e técnicas para auxílio à caracterização espacial dos solos agrícolas, desafios para a conversão de imagens em informação gerencial e equipamentos e técnicas para monitoramento agroambiental, alerta de pragas e gestão localizada.

A agricultura de precisão visa o gerenciamento das áreas agrícolas levando em conta sua variabilidade espacial e temporal. Para viabilizar e alavancar sua adoção com o nível de detalhamento requerido das informações, são demandas ferramentas de sensoriamento de propriedades do solo e das plantas, assim como técnicas de monitoramento dos cultivos. Dessa forma, o setor acadêmico e de pesquisa e empresas privadas, com foco em desenvolvimento e inovação, apresentam um elevado potencial de estabelecer parcerias para desenvolvimento de tecnologias de modo a facilitar a adoção da agricultura de precisão por agricultores de diferentes perfis, porte da propriedades e níveis de uso de tecnologia no campo. Assim, a agricultura de precisão apresenta potencial para aumento de postos de trabalho de forma direta e indireta, otimização do retorno econômico da atividade agrícola, agregação de valor em produtos agrícolas e redução dos impactos ambientas devido ao uso racional dos insumos.

O workshop é voltado para representantes de empresas públicas e privadas, com foco em inovação e instituições de pesquisa e ensino. Informações sobre programação e inscrições devem ser consultadas no site do evento