Zíper na Boca apresenta trilhas sonoras de filmes e canções de Chico Buarque

Ziper

O Espaço Cultural Casa do Lago encerra as comemorações de 15 anos de atividades com um concerto especial do Coral Unicamp Zíper na Boca. A apresentação será realizada nesta quinta-feira (27), às 12h30, na Av. Érico Veríssimo 1011, no Campus Universitário. O Coral terá a regência da maestrina Vivian Nogueira. No repertório, as trilhas sonoras dos filmes do Shrek ( Aleluia), da Bela e a Fera, e do Rei Leão (The lion sleeps tonight). Ainda constam no programa as canções de Chico Buarque: Samba de Orly, João e Maria, Sem Compromisso, Todo Sentimento, Apesar de Você, Cálice, Roda Viva e A Banda.

“Me sinto muito contente em poder encerrar a programação de 15 anos da Casa porque, para nós, do Zíper na Boca, é como se fosse a nossa casa. É o local onde realizamos os nossos ensaios semanais durante todo o ano. O Espaço Cultural foi a unidade que nos acolheu quando não encontrávamos um local adequado para a realização dos nossos ensaios. É uma honra”, disse a maestrina.

O diretor do Espaço Cultural, Antônio Marcos Pereira de Moura, lembra que, para comemorar o aniversário da Casa, a equipe preparou, durante o mês de abril, vasta programação cultural. "Tivemos o Domingo no Lago especial, concertos com alunos do Departamento de Música e com as Orquestras Sinfônica, Comunitária e de Flautas. Além disso, realizamos atividades filmográficas e oficinas culturais. No momento, em nossa Galeria, está disponível ao público, a exposição 'Olhares da Casa do Lago'. Ela é composta por fotografias feitas pela própria equipe da Casa e representa a nossa trajetória nesses 15 anos".

ZÍPER NA BOCA - Desde 1990 o Coral está vinculado ao Centro de Integração Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC), foi formado em setembro de 1985 com a proposta de reiniciar as atividades do extinto Coral Unicamp. O Coral é constituído por alunos, funcionários e docentes da Unicamp além de pessoas da comunidade externa.

O grupo mantém um repertório diversificado e uma extensa agenda de apresentações, incluindo concertos regulares com a Orquestra Sinfônica da Unicamp, com obras de Mozart, Haydn, Handel, Brahms, Pe. J. Maurício Nunes Garcia, Vaughan Williams, Charpentier, entre outros.

MUSICAIS - Dentre os projetos do grupo destacam-se a montagem dos musicais Os Saltimbancos, ABBA Forever: The Mamma Mia Songs, Queen Rhapsody, Canta Brasil, Love is all you need: A Tribute to the Beatles, Swingin' with the Saints e as onze edições anuais do Festival Unicamp de Corais (2005 a 2015).

PREMIAÇÕES E PARTICIPAÇÕES – O Zíper na Boca foi premiado em três edições do Mapa Cultural Paulista (1996, 2011-2012, 2013-2014). Também representou o Brasil, em 1997, no XXVI Festival Internacional de Coros de Galvez, na Argentina. Em 2011, recebeu da Câmara Municipal de Campinas, a "Medalha Carlos Gomes", pelos relevantes serviços prestados no campo artístico e musical da cidade. No ano de 2015, e, parceria com a Orquestra Filarmônica Jovem de Campos do Jordão, participou do 46º Festival de Inverno. Outros destaques são a montagem Retrospectiva 30 anos e a 11ª edição do Festival Unicamp de Corais, que integrou as comemorações dos 30 anos do Coral e dos 50 anos da Unicamp.

Para saber mais sobre o Zíper na Boca envie e-mail para coral@unicamp.br ou entre em contato pelo telefone 19-3521-5021.
(Hélio Costa Júnior)