Unicamp lança coleção 'Cadernos Penses' reunindo íntegras de fóruns temáticos

Penses

O Fórum Pensamento Estratégico (Penses) está lançando a Coleção PENSES, com parte do acervo de mais de 30 fóruns temáticos realizados nos últimos anos com especialistas do Brasil e exterior. O lançamento da coleção será no dia 10 de abril, às 11 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu).

Aproximar a universidade da sociedade em debates de temas instigantes que ultrapassem os muros da academia e influenciem a formulação de políticas públicas é uma das propostas do Penses, criado em 2013 pela Reitoria da Unicamp.  A Coleção PENSES cobre assuntos como violência de gênero, medicalização da sociedade, crise hídrica, pré-sal, educação e esporte. Os livros trazem as íntegras das palestras e debates realizados nos fóruns, que alcançaram repercussão nacional e internacional.

Organizados pelo Penses em parceria com docentes de diferentes unidades da Unicamp, os fóruns possuem a característica de convergir três setores essenciais: academia, poder público e movimentos sociais. Para isso, reuniram importantes nomes de dentro e fora da universidade, especialistas estrangeiros, gestores das três esferas do poder público e lideranças da sociedade civil organizada. Além das versões impressas, que serão distribuídas para tomadores de decisão, formadores de opinião e bibliotecas, os textos estarão disponíveis para download gratuito pelo site do Penses, onde os vídeos com a íntegra dos eventos também podem ser encontrados.

Os títulos publicados pela Coleção PENSES são:

Simpósio Reator Multipropósito Brasileiro – RMB;

I Fórum sobre Violência contra a Mulher – Múltiplos olhares;

I Fórum Ensino Médio Público no Brasil – Propostas para se alcançar a qualidade;

Fórum Desafios do Pré-Sal – Riscos e oportunidades para o país;

Fórum Ações para o Protagonismo do Futebol Brasileiro;

Fórum Construindo Vidas Despatologizadas;

Fórum Inclusão e Diversidade;

Fórum Sustentabilidade Hídrica – Perguntas, desafios e governança.

A coleção é uma publicação da editora Casa da Educação Física. Mais informações sobre o Penses podem ser encontradas no site www.gr.unicamp.br/penses.

 

twitter_icofacebook_ico