Lançamento do filme Dengue em Libras

Aedes

O filme paradidático Dengue em Libras será lançado no dia 6 de abril, às 10 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Desenvolvido com apoio do FAEPEX (Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão) da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), a produção contou com a participação de profissionais da área da saúde e comunicação da universidade, como o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre), Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e do curso de fonoaudiologia.

Inédito no Brasil e com caráter ambicioso de expansão foi desenvolvido o material de cunho paradidático em formato de vídeo, para ser veiculado em mídia televisiva, e em ambientes escolares, hospitais, clínicas, ongs, cursos de ensino de Libras, formação de intérpretes e de professores de surdos.

Este material proporcionará o acesso à informação sobre os perigos da dengue para o público surdo, poderá possibilitar o ensino de Português escrito para essa comunidade (uma vez que o material será veiculado em Libras com legenda em Português), o ensino de Libras para familiares de surdos e profissionais da área da saúde, além da divulgação de Libras como língua que circula na sociedade brasileira.

Com 10 minutos de duração que tem por tópico o mosquito Aedes Aegypti e as doenças que ele transmite (Zika Vírus, Chikungunya e Dengue), o filme Dengue em Libras é dividido em quatro partes, nas quais serão ministradas explicações detalhadas e didáticas sobre cada uma das doenças associadas ao mosquito. Também são apresentados os sintomas das doenças, formas de prevenção e questões relativas à língua portuguesa, vocabulário e estrutura (libras e português), bem como o vocabulário relativo às doenças e às rotinas de atendimento médico.