Seminário Educação Infantil em Creches: uma história de luta das mulheres

Creche

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural - Linha Culturas Infantis (GEPEDISC) da Faculdade de Educação (FE) está organizando o Seminário Educação Infantil em Creches: uma história de luta das mulheres. O evento será realizado no dia 04 de abril, no Salão Nobre da FE, à partir das 14h00.

O Seminário visa recuperar ações do Movimento de Luta por Creche na cidade de São Paulo que criaram e criam condições para construir a ideia da creche como um direito das crianças pequenas à educação pública. Pretende-se tratar das questões e desafios colocados por feministas na luta pela creche que têm trazido a necessidade imperiosa de se pensar e agir em defesa de uma educação descolonizadora capaz de desenvolver elementos para uma transformação social igualitária, justa e democrática numa perspectiva de políticas de equidade de sexo/gênero, raça/etnia e classe social.

O seminário terá inicio com o debate Creche como um direito das crianças pequenas, ainda é uma luta das mulheres, com a presença de Tânia Corrallo Hammoud (psicóloga e psicanalista, integrante do Movimento de Luta por Creche de 1979-1984) e Darci Terezinha De Luca Scavone (Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São Paulo), sob coordenação da professora visitante Maria Amélia de Almeida Teles, da FE.

Em seguida será realizada a mesa Maternidade, Feminismo e Creche: Desafios para uma educação descolonizadora, com a participação de Adriana Alves Silva (UDESC/ Prefeitura Municipal de Florianópolis) e da professora visitante Maria Amélia de Almeida Teles, com a coordenação do pesquisador Flávio Santiago, do Doutorado em Educação da FE.

Informações sobre inscrições e programação podem ser consultados no site https://www.fe.unicamp.br/agenda-de-eventos/1338.