Colóquio "Ontologia e Psicanálise"

colóquio

O Colóquio Ontologia e Psicanálise será realizado nos dias 29 e 30 de março, no Auditório II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, na Rua Cora Coralina, 100, Campus de Barão Geraldo.

O objetivo é promover um debate entre os resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas (GrupoFPP/Unicamp/CNPq) – centrados no estudo da psicanálise de Winnicott guiado pela teoria dos paradigmas de Kuhn e a ontologia fundamental de Heidegger – e outros olhares sobre a relação entre os diferentes campos da ontologia e as distintas edições da psicanálise. Articulado ao histórico de eventos anteriores promovidos pelo GrupoFPP, apoiados pela Unicamp e outras instituições acadêmicas, o presente evento almeja fomentar a divulgação de conhecimento produzido nessa área, tanto no Brasil quanto no exterior.

O debate plural e especializado almejado com a realização do Colóquio Ontologia e Psicanálise dará oportunidade a graduandos e pós-graduandos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e de universidades de todo o país de entrarem em contato com várias linhas de pesquisa. O caráter interdisciplinar do evento torna-o promissor não apenas para o público relacionado à pesquisa acadêmica, mas para profissionais da área de saúde mental que elegem a psicanálise como um horizonte norteador de suas práticas.

Inscrições abertas para ouvintes aqui. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.