IV Festival de Música Contemporânea Brasileira acontece em março

Edson Zampronha e Hermeto Pascoal

Unindo pesquisa e performance, o Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) chega à sua quarta edição prestando homenagem a dois grandes nomes da música brasileira atual: Hermeto Pascoal e Edson Zampronha. Entorno de suas obras serão realizados recitais, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações artísticas, entre os dias 15 e 18 de março. Todas as atividades serão gratuitas e acontecerão no Instituto de Artes da Unicamp (IA), no Instituto CPFL e no Teatro Castro Mendes, além de uma mostra musical no Centro Infantil Boldrini.

Programação

A abertura oficial do evento será no Instituto CPFL, dia 15 de março, às 20h30. Os grupos Tectum e Quatro a Zero farão homenagens a Edson Zampronha e Hermeto Pascoal, que participaram de um bate-papo na sequência.

Orquestra se apresenta no Festival de Música Contemporânea Brasileira

As atividades continuarão no dia seguinte no Instituto de Artes (IA) da Unicamp com apresentações artísticas, mesas-redondas e comunicações orais. O dia será encerrado com um recital comentado com Edson Zampronha, ABSTRAI ensemble, Fabio Presgrave, Fernando Hashimoto e Thais Nicolau, às 20h30 no Teatro Castro Mendes.

Da mesma forma, no dia 17, o IA recebe atividades durante todo o dia e o Teatro Castro Mendes, um recital comentado às 20h30, desta vez com a presença de Hermeto Pascoal & Grupo.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas encerra o Festival no dia 18, com participação especial dos homenageados, no Teatro Castro Mendes, às20h30.

Confira a programação completa.

Grupo se apresenta no III Festival de Música Contemporânea Brasileira

FMCB

O Festival é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira, que a cada edição homenageia dois compositores ainda em vida que se destacam no cenário musical do país. Uma proposta que promove um maior reconhecimento a quem se dedica à produção musical, além de difundir as contribuições virtuosas de seus trabalhos.

Mostra no Boldrini

Na terça-feira que antecede a abertura oficial do evento, o Festival levará a magia da música contemporânea brasileira às crianças do Centro Infantil Boldrini, maior hospital infantil de tratamento de câncer da América Latina. A mostra musical, que já aconteceu nas edições anteriores do evento, é uma parceria entre o FMCB e o Boldrini, e visa ajudar no processo de cura, oferecendo novas oportunidades de conhecimento da cultura brasileira.

“A música é muito importante num centro como o nosso, de onco-hematologia, pois cria momentos alegres e transmuta a dor e a angústia. Esses momentos vivenciados aqui através da música foram muito positivos e benéficos”, conta Nina Mazzon, responsável pela brinquedoteca do Hospital e diversos projetos sociais.

Instituto de Artes da Unicamp

R. Elis Regina, 50 - Cidade Universitária - Campinas

Instituto CPFL

R. Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632 - Chácara Primavera - Campinas

Teatro Municipal “José de Castro Mendes”

Praça Correa de Lemos, s/nº – Vila Industrial – Campinas

Para mais informações consulte o site do evento ou entre em contato por telefone (19) 2511–3736 ou e-mail assessoria@confrariadainformacao.com.br.