| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 370 - 3 a 9 de setembro de 2007
Leia nesta edição
Capa
Desafios na Pós-graduação
Polímeros
Valor do abacaxi
Supercondutores
Monteiro Lobato
CD
Metais tóxicos
Doenças em crianças
Entrevista: Carlos Vogt
Painel da Semana
Teses
Livro da Semana
Unicamp na mídia
Destaques do Portal
Marcianos
UPA
 


12

A festa dos 50 mil

MANUEL ALVES FILHO

O reitor José tadeu Jorge:envolvimento das pessoasNos últimos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a Unicamp transformou-se no ponto de encontro de milhares de estudantes do ensino médio e fundamental. Nos dois dias, cerca de 50 mil jovens de cinco estados brasileiros, mais São Paulo e Distrito Federal, participaram da quinta edição da Unicamp de Portas Abertas (UPA), evento que tem por objetivo apresentar a instituição aos futuros vestibulandos. Graças à presença dos adolescentes, o campus de Campinas, onde as atividades estiveram concentradas, tornou-se um espaço privilegiado para a manifestação de diferentes sotaques, expressões e sonhos. Do número total de visitantes, quase 42 mil estavam cadastrados. Os demais foram inscritos ao longo do evento.

A abertura oficial da UPA 2007 ocorreu na noite do dia 30, no Centro de Convenções da Unicamp. Participaram da cerimônia os principais dirigentes da Universidade, tendo à frente o reitor José Tadeu Jorge. Na oportunidade, o coordenador da UPA e coordenador-geral da Unicamp, Fernando Costa, destacou a importância do evento, que está incorporado ao calendário oficial da instituição. “A UPA é uma excelente oportunidade para mostrar aos alunos do ensino médio e fundamental que a Unicamp não é inacessível e que as informações que recebem aqui colaboram para a escolha de uma boa universidade ou mesmo de uma determinada carreira”, considerou.

O coordenador Fernando Costa: no calendário oficialO reitor José Tadeu Jorge assinalou que a UPA, dada a sua relevância, foi plenamente assumida por toda a comunidade interna. “Não imaginei que seria algo tão grandioso quando iniciamos o evento. Mas vejo que não é uma atividade banal. Exige envolvimento das pessoas e vontade coletiva. Vejo que as pessoas assumem tarefas como se fossem suas, informando estudantes sobre os cursos e trazendo detalhes às vezes encobertos sobre as profissões”, analisou.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitário, Mohamed Habib, abrir as portas da Unicamp para os adolescentes brasileiros cumpre a necessidade que a Universidade tem de se aproximar cada vez mais da sociedade. “A iniciativa não vale apenas para estimular os alunos a fazerem o Vestibular Unicamp, mas também para divulgar o trabalho desenvolvido aqui”, afirmou. Para receber os jovens visitantes, foram precisos alguns meses de trabalho e a definição de uma estrutura gigantesca. De acordo com a organização, a UPA contou com a participação de 3 mil alunos, 1,7 mil professores e 7 mil funcionários.

Esse batalhão de pessoas se encarregou de inúmeras tarefas, que compreenderam desde a orientação do trânsito até a recepção dos estudantes nas faculdades e institutos. Nessas unidades, os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, conhecer laboratórios e tirar dúvidas sobre profissões e disciplinas. Além disso, também puderam prestigiar diversas apresentações artísticas e culturais. A presença dos adolescentes não alterou somente a rotina do campus. O próprio distrito de Barão Geraldo e alguns estabelecimentos comerciais da região viveram dois dias atípicos. Algumas lojas foram “invadidas” pela garotada, que não poupou sola de tênis em busca de lanches, refrigerantes e chocolates.

Números da UPA

Escolas cadastradas: 677
Visitantes cadastrados: 41.722
Números de ônibus: 902
Número de vans: 100
Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Parará e Distrito Federal

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP