| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 370 - 3 a 9 de setembro de 2007
Leia nesta edição
Capa
Desafios na Pós-graduação
Polímeros
Valor do abacaxi
Supercondutores
Monteiro Lobato
CD
Metais tóxicos
Doenças em crianças
Entrevista: Carlos Vogt
Painel da Semana
Teses
Livro da Semana
Unicamp na mídia
Destaques do Portal
Marcianos
UPA
 


10

DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP NA ÚLTIMA SEMANA

Capa da publicaçãoInstitutos conferem
prêmio ao reitor

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, recebeu o Prêmio de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável no último dia 24. A solenidade de premiação foi realizada no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Neste ano, 65 autoridades foram indicadas ao prêmio, que está em sua quinta edição e que foi promovido pelos Institutos Ambiental Biosfera e Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae).

A importante distinção tem sido oferecida a personalidades brasileiras e estrangeiras que se destacaram no país por suas ações e iniciativas praticadas sob a ótica do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social, para buscar a melhoria da qualidade de vida da população em nível local, regional ou nacional.

No prêmio, uma ênfase especial é dada à contribuição dos agraciados em projetos relacionados às áreas de meio ambiente, educação, saúde e inclusão social. As entidades buscam evidenciar os bons exemplos, a fim de incentivar outras autoridades, ou simples cidadãos, a assumir um papel proativo na adoção de diretrizes e ações similares. Outros nomes já contemplados com o mesmo prêmio foram os do ex-ministro do Meio Ambiente, José Goldemberg; do ex-ministro da Integração Nacional, Pedro Brito do Nascimento; do senador Amir Lando; e do ex-ministro da Justiça, Bernardo Cabral; entre outros.



Serviço de radioterapia é ampliado
[30/08/2007] – A Secretaria de Estado da Saúde aprovou o projeto do HC da Unicamp de ampliação dos atendimentos radioterápicos. Com a medida, o hospital passou a oferecer, desde o início do mês, o terceiro turno para tratamento de pacientes oncológicos. O novo turno funciona das 18 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, podendo atender 20 pacientes no período. O terceiro turno está atendendo, nessa primeira etapa, pacientes com câncer de próstata que estão sendo tratados exclusivamente com o acelerador linear (AL) do Serviço de Radioterapia do HC da Unicamp. Hoje a fila do HC de pacientes que aguardam tratamento de próstata chega a 170 homens.

Segundo o médico Eduardo Baldon Pereira, diretor técnico do Serviço de Radioterapia do HC da Unicamp, com o novo turno serão em média 85 tratamentos/dia, 35 consultas/dia e cerca de 800 pacientes novos por ano em tratamento com o acelerador linear. “A principal vantagem do acelerador linear é o aumento da qualidade no tratamento, que em breve será mais precisa com a aquisição de um software que maximiza a chance de destruição do tumor e aumenta a probabilidade de cura do paciente”, explica o radioterapeuta. O acelerador linear permite um tratamento com maior precisão sobre qualquer tipo de tumor, mais rapidez e menor efeito colateral ao paciente.

Veja notas detalhadas.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP