Leia nessa edição
Capa
Cartas
Nano-robô
Empresa-júnior premiada
Seqüênciamento dos citros
Impactos ambientais
Gilberto Freire
As conexões do viajante
Carta ao pai
Inova: exporta modelo
Fóruns
Painel da semana
Oportunidades
Teses da semana
Unicamp na mídia
Crimes de honra
Festa para 35 mil
 



O sociólogo pernambucano Gilberto Freyre na poltrona de sua biblioteca particular, no bairro de Apipucos, Recife, em foto da década de 1980 (Foto: Acervo da Fundação Gilberto Freyre)

Ao menos uma dezena de lançamentos e reedições de obras de Gilberto Freyre (1900-1987), entre as quais Casa-grande & senzala, Sobrados e mucambos, Nordeste e Ordem e progresso, colocam novamente em debate o papel do sociólogo pernambucano na historiografia brasileira contemporânea. Os professores Edson Nery da Fonseca (UnB), Elide Rugai Bastos (Unicamp), Enrique Larreta (Candido Mendes) e Ricardo Benzaquen de Araújo (Iuperj/PUC-Rio) discutem aspectos da vida e da obra de Freyre. O Jornal da Unicamp publica um texto inédito do sociólogo. Trata-se de uma carta enviada em 1931 por Freyre a seu pai, de Stanford, EUA. Abaixo, um trecho:

“O período é doloroso porque é de transição. Ainda não desapareceu de todo o preconceito de branquidade; a vergonha de ser mulato ainda se manifesta em pretensões ridículas. A época ainda é de novos-poderosos, novos cultos, novos ricos, arrivismo em várias expressões”

A segunda edição da UPA (Unicamp de Portas Abertas) reuniu, nos dias 3 e 4 de setembro, 35.304 estudantes de 605 escolas de ensino médio. Para o vice-reitor e coordenador do evento, professor José Tadeu Jorge, “o resultado foi melhor que o esperado”.


No software, os passos do nano-robô

Modelo desenvolvido pelo doutorando Adriano Cavalcanti, da FEEC, já é usado para monitorar níveis nutricionais.



SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP