Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 230 - de 22 a 28 de setembro de 2003
. Leia nessa edição
Capa
Espaço Rural
Iniciação Científica
Combustível
Gestação
Capuchinha
Parasitoses intestinais
Ricardo Carneiro
Ginásios Vocacionais
TV
Estudante Trabalhador
Sappe
Unicamp na Imprensa
Painel da Semana
Oportunidades
Teses da Semana
Imecc: 35 anos
Agronegócio
Realidade
 

Reforma ou desestruturação
do estado?

A reforma da Previdência pode causar a desestruturação das carreiras do estado, resultando sobretudo no esvaziamento da universidade pública. A avaliação é do economista e professor Ricardo Carneiro (à esquerda), do Instituto de Economia da Unicamp. Em entrevista ao Jornal da Unicamp, Carneiro revela os motivos que o levaram a deixar a equipe que formulou a política econômica do governo, analisa as primeiras medidas da gestão e comenta as projeções contidas no boletim quadrimestral lançado pelo Cecon (Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Unicamp), do qual é diretor executivo.

Os primeiros passos na pesquisa

A Unicamp promove nos dias 25 e 26 de setembro o XI Congresso Interno de Iniciação Científica, evento que vai reunir 630 pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação da Universidade. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, professor Fernando Ferreira Costa, a iniciação científica é importante ao fazer com que o universitário assimile um tipo de conhecimento que o diferenciará numa eventual carreira acadêmica ou no mercado de trabalho. O Congresso ocorrerá no Ginásio Multidisciplinar e estará aberto ao público.

Enxergando o escuro



Exibindo filmes para pessoas
cegas desde o nascimento, psicóloga
avalia os recursos que os deficientes
visuais utilizam para construir
sua narrativa e o próprio conhecimento

Tese mostra o universo
do estudante trabalhador


Dissertação aborda a dura jornada dos jovens que trabalham durante o dia e estudam à noite, têm o trabalho como preceito moral mas encontram dificuldade cada vez maior em ingressar no mercado formal.

A flor comestível
que pode prevenir doenças

Estudo revela que a Capuchinha, flor comestível usada para ornamentar saladas, é rica em luteína, carotenóide associado à prevenção de problemas oftalmológicos.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP