194 - ANO XVII - 14 a 20 de outubro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
Assine o JU
8
Capa
Soro
TV digital
DNA
Panelas
Dermeval Saviani
Drummond
Saúde
Na Imprensa
Filosofia
Logotipo
Segurança alimentar
Música
Vida acadêmica
Clima espacial
Embrapa
Identidade
Unicamp na Imprensa

Exame

7 de outubro - O engenheiro eletrônico Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Unicamp, é um dos mais aplicados estudiosos de inovação no país. Começou a se dedicar ao assunto em 1994, quando comandou a pró-reitoria de pesquisa da Unicamp. Antes de se tornar reitor, foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estados de São Paulo (Fapesp). Na entrevista à Exame, ele destrincha a questão da inovação e diz que as empresas nacionais ainda precisam amadurecer a cultura da inovação. Cruz fala sobre a relação entre empresas e universidades, o papel de cada uma na criação de patentes, sobre políticas públicas e mostra os erros cometidos pelo país nessa área. Confira a entrevista completa.

4 de outubro - Pela primeira vez no mundo ou na História, a velha urna da democracia política da representação universal, usinada pelos franceses no século 18, passa a desfilar no Brasil, neste próximo domingo, um crachá digno de foguete espacial: CEV/TSE. No modelo CEV/TSE do Brasil, a inviolabilidade do sistema agora ampliado para a captura de até 115 milhões de votos em nove horas (com apuração total em apenas sete horas) foi testada e aperfeiçoada pelos laboratórios datacom da Unicamp, igualmente por encomenda do TSE.

3 de outubro - Descobrir quais são, onde estão e o que fazem as entidades do terceiro setor (organizações não-governamentais) do Brasil é o objetivo do Guia do Terceiro Setor, que será criado pela Fundação Mario Covas e pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em conjunto com a Unicamp, por meio de seu Núcleo de Estudos da População (Nepo). O convênio foi assinado nesta quarta-feira.

4 de outubro - O caso da Rádio Muda dos estudantes da Unicamp, deve ser resolvido com bom senso. Não se pode simplesmente chegar e fechar uma rádio dentro de uma universidade depois de estar funcionando há 12 anos. Mesmo sendo pirata. Por outro lado, há que se considera que o sinal de uma rádio pirata, por não ser controlado, pode prejudicar comunicações, inclusive de aviões, colocando vidas em risco. Vai daí, uma conversa entre as partes e uma regularização dentro da lei seriam os caminhos naturais. E todos poderiam sair ganhando: o governo por cumprir a lei e afastar riscos e a rádio, que poderia sair da “clandestinidade”, ter maior potência, buscar patrocínio e ultrapassar as fronteiras do campus alcançando, com certeza, maior audiência.(Coluna Xeque-Mate)

3 de outubro - A boa fase da agropecuária, traduzida em aumentos de colheitas de grãos, exportações e do emprego formal, não se traduz numa maior capacidade de arrecadação para os municípios. Esta é uma conclusão de Gustavo Zimermann, do Departamento de Economia da Unicamp.

3 de outubro - A Unicamp registrou neste ano queda nas inscrições para o seu vestibular. De acordo com a Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular), houve 46.593 inscrições para o vestibular de 2003, contra o recorde de 47.265 candidatos no ano passado. Segundo Leandro Tessler, coordenador-executivo da Comvest, a Unicamp não tinha queda nas inscrições havia cinco anos. O número de inscritos também ficou abaixo do esperado - 50 mil candidatos. A primeira fase do vestibular será realizada no dia 24 de novembro.

3 de outubro - O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, aproveitou o último comício de campanha, ontem à noite em Campinas, no interior de São Paulo, para lembrar sua trajetória, que começou como filho de operário no bairro da Moóca, na capital, até chegar a professor universitário na Unicamp.