Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 308 - 7 a 13 de novembro de 2005
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Livro ensina aluno a otimizar estudos

MANUEL ALVES FILHO

O professor Eliel Unglaub, autor do livro técnicas capazes de aprimorar o aprendizado (Foto: Luis Paulo Silva)Fala-se muito que os estudantes devem aprender a aprender. Todavia, há uma carência de materiais que ajudem o jovem a estudar de forma eficiente. Para preencher essa lacuna, o professor universitário Eliel Unglaub acaba de concluir o livro “101 atitudes para o estudo inteligente”. A obra é conseqüência da tese de doutorado defendida por ele na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, em 2003. Ao longo de 140 páginas, o autor, que contou com a colaboração do filho Delton Lehr Unglaub, ensina, por meio de uma linguagem coloquial e objetiva, o uso de diversas técnicas capazes de aprimorar o aprendizado e, conseqüentemente, a performance do aluno em sala de aula.

Tese de doutorado gerou obra

A idéia do livro, conforme o professor Eliel, surgiu logo após a conclusão do seu doutoramento. A tese defendida por ele abordava as múltiplas dimensões da diligência escolar entre alunos de graduação de quatro cursos da Unicamp. À época, o pesquisador analisou a dedicação dos universitários ao estudo, valendo-se de variáveis como sexo, estado civil, idade, trabalho, turno e renda familiar. Ele apurou, por exemplo, que as mulheres eram mais aplicadas que os homens. O mesmo foi constatado em relação aos alunos casados em comparação com os solteiros e com os mais velhos quando confrontados com os mais novos. “Como reuni uma massa de dados inédita e extremamente rica, imaginei que isso poderia ser usado para ajudar as pessoas a melhorarem seus hábitos de estudo. Mas a decisão de escrever o livro só veio depois de uma entrevista que dei ao Jornal da Unicamp, que repercutiu em todo o Brasil. Fiquei impressionado com o interesse do público em torno do assunto”, afirma o autor.

Para produzir o livro, além das informações geradas pelo trabalho de doutorado na Unicamp, o professor Eliel também lançou mão de dados contidos numa pesquisa que está desenvolvendo nos Estados Unidos, para a obtenção do título de PHD. Nesta última, ele tenta traçar um retrato mais amplo da dedicação dos universitários brasileiros aos estudos, a partir de instituições de ensino públicas, particulares e confessionais. A publicação, explica o autor, foi dividida em cinco segmentos, que totalizam 101 capítulos curtos. A primeira parte trata dos hábitos de estudo. Nela, o autor dá dicas do tipo: reservar sempre o mesmo período do dia para estudar e reservar um lugar específico para desempenhar uma tarefa.

Na segunda parte, a publicação fala sobre as técnicas de estudo. Recomenda, por exemplo, que o aluno divida a tarefa em várias etapas e que as supere paulatinamente. O terceiro segmento do livro apresenta as dicas de estudo propriamente ditas. Nele, o professor Eliel faz comentários sobre a necessidade de preparar o ambiente e de planejar o tempo de forma adequada para o cumprimento da atividade. Nas duas últimas partes, os temas abordados são a motivação e o aprimoramento do aprendizado. “Nesses trechos, nós orientamos o leitor a não fugir dos problemas, a transformar os seus erros em acertos, a descobrir a sua vocação e a transformar o estudo numa ação prazerosa”, afirma o docente, que leciona no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), em Engenheiro Coelho, cidade próxima a Campinas.

O autor acredita que a obra possa tornar-se útil não apenas para os estudantes do ensino médio e de cursos pré-universitários, mas também para os alunos que estão nos primeiros anos do ensino superior. “Optamos por usar uma linguagem acessível justamente para atingir a todos esses públicos. O que nós queremos demonstrar para esses jovens é que muitos deles têm bom potencial, mas não conseguem resultados satisfatórios na escola porque não estão focados no estudo”, analisa. O livro destaca, ainda, a necessidade de as pessoas manterem-se sempre atualizadas. O estudo, defende o educador, tem de ser continuado. “O pensamento de que o aprendizado terminava junto com o curso universitário já está ultrapassado. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, já se fala em diplomas com prazo de validade. Ou seja, assim como a carteira de motorista, o título obtido terá que ser renovado constantemente, o que vai exigir dos profissionais um constante aprimoramento”, diz o professor Eliel.

O lançamento do livro “101 atitudes para o estudo inteligente”, editado pela Paradigma, ocorrerá em outubro, na Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi de Campinas, em data ainda a ser definida. O preço de capa sugerido é R$ 19,90. A obra pode ser encomendada pelo seguinte endereço eletrônico: estudointeligente@yahoo.com.br.