Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 308 - 7 a 13 de novembro de 2005
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NEPP e Extecamp, em parceria com o Sebrae, capacitam agentes promotores do desenvolvimento

Curso reúne empreendedores da RMC

JEVERSON BARBIERI

Hudson Pacífico da Silva, Rogério Pereira Calsavara, Pedro Luiz Barros e Silva e Regina Faria: Unicamp como parceira (Foto: Antonio Scarpinetti)Encerra-se no próximo dia 21 a etapa presencial do primeiro curso de Capacitação de Agentes Promotores do Desenvolvimento, promovido pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e pela Escola de Extensão (Extecamp) da Unicamp. Estão matriculados 78 profissionais provenientes da administração pública, do empresariado, de membros da comunidade e de funcionários de associações comerciais, da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Segundo os organizadores, o curso tem como objetivo capacitar esses profissionais para trabalharem na identificação de novas oportunidades de negócios e na promoção de novos empreendimentos. De acordo com o diretor do NEPP, o professor Pedro Luiz Barros e Silva, esses negócios devem refletir a realidade da região metropolitana, fomentando a interação entre os municípios da RMC.

Segunda etapa começa em dezembro

Silva afirmou que o ponto fundamental do curso é que ele não trata o desenvolvimento local como responsabilidade exclusiva do pequeno empreendimento. Segundo o docente, o grande problema existente dentro de uma área metropolitana é conseguir ter uma visão sistêmica das possibilidades de cooperação, integração e articulação entre diferentes municípios e empresas. “É preciso, portanto, viabilizar uma postura por meio do agente promotor e tentar reunir o micro e o pequeno empresário, que é o foco de atuação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e grande parceiro da Unicamp nessa empreitada, com as atividades que eles podem prestar para o médio e grande empresário e, também, para as multinacionais que estão sediadas na região. Dessa maneira, uma parte da riqueza que está concentrada na RMC deverá permanecer dentro dela”, afirma Silva.

Para o diretor do NEPP, existem certas atividades, como as do setor de compras, nas quais o médio, o grande empresário e a multinacional podem adquirir do micro e do pequeno empresário dessa mesma região e não o fazem por absoluto desconhecimento. Por outro lado, segundo ele, é necessário que o micro e o pequeno empresário se estruturem.

Como não é possível atingir todos os pequenos e microempresários, o objetivo é treinar e capacitar um profissional que terá uma atuação em um ou mais municípios, para observar as vocações das cidades e servir como agente multiplicador na tarefa de obter bons financiamentos e de melhorar a qualidade dos produtos do ponto de vista da sua diversidade e da oportunidade de negócios. A iniciativa, segundo Pedro, é bastante inovadora. “Se cada um desses indivíduos consegue olhar para o seu município e enxerga um pequeno empreendimento com reais possibilidades, obtém respaldo da Universidade no sentido de auxiliar o seu crescimento e efetuar o registro dentro da rede de oportunidades dando visibilidade para ele –, vai dar um passo gigantesco para obter sucesso nesse empreendimento em curto, médio e longo prazo. Se metade de nossos alunos efetivar essa visualização e viabilização, isso significa 40 novos empreendimentos. Imagine o salto que será dado”, analisou o diretor do NEPP.

Para a coordenadora do curso, a socióloga Regina Faria, é importante criar entre os alunos uma rede de apoio e de contatos, uma vez que esses profissionais possuem várias origens. São empresários, funcionários de prefeituras e membros de associações comunitárias e comerciais, com faixas etárias diferentes. “O capital social que está se formando a partir daí irá respaldar fortemente essa iniciativa”, afirmou ela.

Além da etapa presencial, composta de 88 horas/aula e ministrada nas instalações do NEPP, a estratégia de capacitação adotada contempla uma outra etapa de aplicação monitorada, que compreende a implementação do plano de ação desenvolvido pelos alunos durante o curso. Para Hudson Pacífico da Silva, economista e professor do curso, o conjunto das etapas engloba conhecimentos conceituais, habilidades técnicas e trabalhos práticos destinados a proporcionar aos alunos, por um lado, a fundamentação necessária para a compreensão das características sociais, demográficas e econômicas da RMC e, por outro lado, sua capacitação para usar, alimentar e atualizar o cadastro ativo das empresas que fazem parte da Rede Promotora de Negócios da RMC (veja matéria publicada na edição 306 do Jornal da Unicamp).

Hudson explica que, nessa primeira edição do curso, os alunos foram indicados pelas prefeituras, pelas associações comerciais e comunitárias e pelo setor empresarial de cada município. Segundo Hudson, dos 19 municípios que compõem a RMC, 16 fizeram indicações, mas, desse total, 14 cidades estão efetivamente representadas no curso de capacitação. Rogério Pereira Calsavara, pesquisador do NEPP e professor do curso, ressaltou que alguns profissionais dos municípios que ficaram de fora dessa turma ficaram sabendo do curso somente após o seu início e demonstraram interesse em participar da próxima turma.

A segunda etapa do curso deverá ser desenvolvida entre dezembro de 2005 e maio de 2006. A coordenadora Regina Faria explicou que, apesar da longa atuação do Sebrae nessa área, o ineditismo da iniciativa pode ser atestado na associação universidade-comunidade para cursos de extensão. “Mesmo com o curso encerrado, o aluno terá sempre a Unicamp como parceira”, finaliza Regina.