Leia nesta edição
Capa
Fibrose Cística
Cartas
Segurança privada
Aerogerador
Argila e poluição
Vanguarda
Farinha de yacon
Identidade Nacional
Nutrição de idosos
Mobilidade Social
Painel da Semana
Teses
Unicamp na mídia
Portal da Unicamp
Livro da Semana
Violência no futebol
Ajuda à deficiência
 

10

Unicamp na Mídia

O Estado de S. Paulo

23 de abril - O governo do Estado de São Paulo lançará na terça-feira, 24, a Comissão Especial de Bioenergia, incumbida de elaborar o Plano de Bioenergia, formado por metas para promoção do desenvolvimento do etanol e do biodiesel. O grupo será composto por secretários de Estado, especialistas ligados a instituições de ensino e coordenado por José Goldemberg. Os outros membros são: Marcos Jank, presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), especializado em política comercial do agronegócio; Isaias Macedo, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico da (Nipe-Unicamp); Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e atualmente presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp.

22 de abril - As torcidas uniformizadas do Estado de São Paulo que se comportarem bem serão premiadas com expressiva quantia em dinheiro. As três mais bem classificadas por uma comissão de avaliação dividirão R$ 100 mil. A idéia da Federação Paulista de Futebol (FPF), com o apoio do Ministério Público (MP), vai certamente provocar grande polêmica no meio. As autoridades sabem que o processo não será fácil. E provavelmente não transformará vilões em mocinhos. Mas pagarão para ver. E, antes de levar para frente a idéia, receberam um projeto feito pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol (GEF), da Unicamp, comandado pela professora Heloísa Helena Baldy dos Reis, pós-doutora em direito esportivo e sociologia do esporte.

Gazeta de Piracicaba

22 de abril - A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp) comemora 50 anos, neste sábado (21), Dia de Tiradentes, patrono da odontologia, embora a data oficial de fundação da instituição seja julho de 1957. Nessas cinco décadas, formaram-se pela instituição 2.960 cirurgiões dentistas. As comemorações prosseguem ao longo deste ano e nesta segunda-feira (23), às 10 horas, no salão nobre do campus da FOP, será ministrada aula magna, por Paulo Renato Souza, ex-reitor da Unicamp e ex-ministro da Educação.

Folha de S. Paulo

23 de abril - Cientistas brasileiros deram um passo firme para exterminar a vassoura-de-bruxa, fungo que quebrou toda a cultura cacaueira do sul da Bahia nos anos 1990. Eles identificaram os três genes do parasita que causam a necrose do cacau. “Com esse trabalho encontramos um alvo [genético] fortíssimo para atacar. O apodrecimento dos ramos e dos frutos é o grande problema da doença”, disse à Folha o pesquisador Gonçalo Pereira, 42, da Unicamp.

O Globo

23 de abril - A política econômica brasileira não tem classificação acadêmica neste momento. É vista por conceituados economistas como fruto da intuição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autorizada por um exuberante índice de popularidade. Edgard Pereira, professor da Unicamp e economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), concorda com os colegas quanto ao positivo cenário de curto prazo, mas alerta para a necessidade de o país aproveitar o momento e promover uma “atualização na indústria”.

CBN

23 de abril - A epidemia de Aids em Campinas tem um novo perfil. Um estudo feito na Unicamp aponta que houve um crescimento significativo nos casos notificados entre mulheres. De 96 a 2005, foram 1.023 infectadas, enquanto de 80 a 95 foram registrados 207 casos. O levantamento tomou como base os 4.175 portadores do vírus da Aids maiores de 13 anos que residem na cidade que constam no banco de dados da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Bom Dia Bauru

23 de abril - O Ipea (Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgou um estudo que mostra que a diferença de salários na média geral entre trabalhadores informais e formais chega a 45%. O número de trabalhadores terceirizados em empresas privadas no Estado de São Paulo aumentou sete vezes em vinte anos, segundo estudo realizado pelo economista e professor da Unicamp Márcio Pochmann.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP