Leia nessa edição
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Artigo: Biotecnologia agrícola
Cartas
O Ofício de cada um
Estrada vira obra de arte
Reestruturação da indústria
Jaguaribe
Bebida à base de soja
Leite de cupuaçu
Tática para escanteio
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Unicamp na mídia
Oportunidades
Teses da semana
Artigo: 2004 não acabou
Financiamento da agricultura
Anatomia de Michelangelo
 

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Fotografias feitas à beira da pista servem de
suporte para dissertação de mestrado e para exposição

O engenheiro que fez a
obra em estrada virar obra de arte

MARIA ALICE DA CRUZ


O engenheiro Ismar Curi A beira da pista, as coisas passam rapidamente pelos olhares apressados dos cidadãos obrigados a fazer quase todos os dias o mesmo caminho. Montes de areia em cores variadas, pedras britadas, caminhos de terra no meio da mata, marcas de rodas num chão batido. Imagens que poucas pessoas se interessam em registrar, e muito menos profissionais da construção civil. Na verdade, são eles os autores de obras de arte efêmeras congeladas em fotos pelo professor e engenheiro Ismar Curi durante viagens por estradas paulistas. As fotos foram suporte para sua dissertação de mestrado, “Arte pública e o problema do lugar”, apresentada na exposição Strata, que vai até o dia 25 na Galeria de Arte da Unicamp. A pesquisa foi orientada pela professora Anna Gouveia e co-orientada por Maria de Fátima Morethy Couto.

Objetivo é estimular a abordagem estética

Num ir-e-vir rotineiro pelo asfalto que liga Campinas a São Paulo, Ismar conseguiu lançar um olhar poético para as obras de infra-estrutura. A experiência, segundo o pesquisador, já tem mais de cinco anos e permite fazer uma reflexão sobre os conceitos de especificidade do lugar em que a obra de arte está instalada e também sobre o trabalho artístico do engenheiro. “Na estrada, são observadas com amplitude e não têm o caráter de belo, já que este conceito é dado a peças com dimensão limitada. Mas, ao ser levadas para o espaço da galeria, podem retomar o conceito de beleza”, explica. Um exemplo foi a caixa de vidro preenchida aleatoriamente com areia clara e escura que, durante a exposição, chamou a atenção dos observadores.

Uma das fotografias do engenheiro Ismar Curi expostas na Galeria de Arte da Unicamp: paisagem árida ganha dimensão poéticaEfemeridade – A terraplanagem feita simetricamente pelas rodas de uma máquina dá acesso, hoje, ao maior shopping da América Latina, o Parque Dom Pedro. Curi apressou-se em congelar, mas a estética do subterrâneo foi coberta por pedras e piches em pouco tempo e só pode ser vista em fotos. Essa efemeridade também é debatida na dissertação do engenheiro. “Elas duram pouco tempo, às vezes. Duas semanas após fotografar as obras do balão da Bosch, passei por lá e a imagem já era outra.” Foi registrada por ele também a abertura da nova entrada de Barão Geraldo.

O problema da estética efêmera, porém, é compensado pela sua repetição, acredita o pesquisador. “As obras de infra-estrutura são muito parecidas. São muito comuns esses procedimentos em beira de estrada”, diz. Mas, para ele, o pitoresco está justamente durante o fazer, pois, depois do acabamento, a arquitetura de beira de estrada é muito comum.

Outro aspecto interessante abordado pelo autor é o olhar que seus colegas de profissão conseguem dar para as obras de arte que fazem diariamente. Ele pretende chamar a atenção para a situação do engenheiro, que constantemente realiza trabalhos criativos, mas não tem licença para fazer um juízo estético de seu próprio projeto. “Só os artistas e os arquitetos têm essa concessão”. Ele explica que, mesmo que não possa receber o caráter de belo, há algo de pitoresco no trabalho dos engenheiros e que, muitas vezes, eles não se dão conta de que estão fazendo arte.

O que interessa para o capital, segundo Curi, é que a estrada fique pronta dentro de um prazo estabelecido, desta forma, trabalhadores da construção civil não se preocupam em olhar para o que fazem no dia-a-dia. A atenção deles está voltada ao cumprimento da data. Uma das expectativas em relação à dissertação é estimular esses profissionais a fazerem uma abordagem estética do trabalho que realizam diariamente. “Só a constância e a sensibilidade poderão realizar uma descoberta importante, pois o lugar especialmente escolhido depende do momento certo nessas obras em constante mutação”, explica.

Há 12 anos, Ismar vive entre a tecnologia e a arte. Ele foi um dos responsáveis pelo restauro do Solar do Visconde, após o incêndio ocorrido em meados da década de 1990. Além de assinar vários projetos arquitetônicos de Campinas, ele projetou três lojas de São Paulo. Entre instalações e exposições, o engenheiro montou instalações em salões, museus e galerias de Campinas e de outras cidades do Estado de São Paulo. Atualmente, é assistente da professora Maria de Fátima Morethy Couto na disciplina “Arte do século 20” e professor responsável pela matéria “Plástica aplicada à arquitetura”, na Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Unicamp.


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