| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 356 - 23 de abril a 6 de maio de 2007
Leia nesta edição
Capa
Cartas
Problemas sociais
Cristal
Simon Schwartzman
Novo alimento
Bioacústica
Higiene sexual
Troca de letras
Galeria de Reitores
Painel da Semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da Semana
Portal da Unicamp
Amazônia
Samba e saberes
 

10

Destaques do Portal da Unicamp na última semana

Homenagem aos 50anos da FOP na Assembléia
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp foi homenageada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no último dia 13. O reconhecimento se deu em comemoração aos 50 anos da faculdade dedicados ao ensino, pesquisa e extensão. A homenagem é de autoria do deputado estadual Roberto Morais, que presidiu a cerimônia. Houve ainda, na oportunidade, uma exposição de fotografias antigas da faculdade e a apresentação do Coral da Caterpillar, o qual interpretou canções do folclore piracicabano. O reitor José Tadeu Jorge lembrou que a FOP precede a Unicamp. “A Unicamp copiou da FOP o modelo de fazer a atividade principal: formação de recursos humanos de qualidade, agregou pesquisa, extensão e assistência em larga escala e faz pesquisa e produção do conhecimento novo”, declarou.

Atendimento odontológico na FOP: ensino de qualidade e prestação de serviços (Foto: Antoninho Perri)Além de Tadeu Jorge, Haiter Neto e Roberto Morais, estiveram na mesa o diretor-associado Marcelo de Castro Meneghim; o coordenador da comissão do cinqüentenário da FOP Fausto Bérzin; o coordenador dos cursos de Pós-Graduação Mario Alexandre Coelho Sinhoreti, a pró-reitora Teresa Dib Zambom Atvars, o ex-diretor Luiz Valdrighi; o presidente da APCD Edson Zenebra; o Diretor da Esalq/Usp – Piracicaba, Antonio Roque Dechen; e, representando o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, estava Bento José Alves de Moraes.

Haiter falou da importância daqueles que trabalharam para que a FOP, hoje, ocupasse lugar de destaque no cenário nacional e internacional, além de comentar sobre a homenagem: “é o reconhecimento do poder Legislativo do Estado de São Paulo da importância da FOP na promoção de saúde na cidade de Piracicaba e região. A FOP é grande formadora de profissionais de qualidade na área odontológica”.

Bérzin destacou ainda a contribuição da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e a luta dos governantes piracicabanos da época para a implantação da faculdade.

A exposição de fotos trouxe emoção aos filhos do primeiro diretor da FOP, Carlos Henrique Robertson Liberalli. “Ainda lembro de meu pai criando o logotipo da FOP e dizendo que nele deveria conter as palavras: com a mente, com a mão e com o coração, justificando que, para o cirurgião-dentista são imprescindíveis estes três fatores”, relembra Carlos Francisco Medeiros Liberalli.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP