Antonio Meirelles participa de encontro internacional de reitores na Espanha

Autoria

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, vai participar do V Encontro Internacional de Reitores Universia, marcado para ocorrer de 8 a 10 de maio, na cidade espanhola de Valencia. A Universia é uma rede que conecta universidades de língua hispânica e portuguesa espalhadas pelo mundo.

O encontro – que será aberto pelo presidente da Espanha, Pedro Sánchez – vai reunir reitores e líderes universitários de 14 países, além de representantes de governos, empresas e instituições internacionais, a fim de discutir mecanismos para tornar a universidade um elemento que possa impulsionar o desenvolvimento global de forma sustentável.

Com o tema “Universidade e Sociedade”, o encontro do conselho de reitores terá como convidados especiais o físico britânico, cientista da computação, professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e criador da World Wide Web (rede mundial de computadores), Tim Berners-Lee; o físico espanhol e prêmio Príncipe de Astúrias 2006, Ignacio Cirac; e o ex-secretário do Tesouro dos EUA Larry Summers. O evento será presidido por Ana Botín, presidente do Banco Santander e da Universia.

“Nesse conselho de reitores, haverá discussões acadêmicas associadas a programas como os de sustentabilidade e inclusão”, explica o reitor. “O encontro do conselho acaba gerando um espaço novo no qual as universidades ibero-americanas têm a possibilidade de expandir suas ações de intercâmbio e colaboração”, continua ele.

Desafios da sociedade contemporânea

O V Encontro Internacional de Reitores Universia pretende ser um espaço de discussão sobre os desafios da sociedade contemporânea.

Além dos debates acadêmicos, o evento contará com atividades paralelas nas quais está prevista a participação de lideranças e entidades estudantis e de empreendedores.

As conclusões do encontro deverão resultar na “Declaração de Valência”, documento que consolidará o compromisso dos reitores com a realização de esforços para que a universidade avance, ao longo de diversas linhas concretas de atuação, no seu propósito de continuar a contribuir para o progresso da sociedade.

Os encontros anteriores se deram em Salamanca (Espanha) em 2018, Rio de Janeiro (Brasil) em 2014, Guadalajara (México) em 2010 e Sevilha (Espanha) em 2005.

Outras agendas

Além do encontro em Valência, o reitor cumprirá agendas também nas universidades de Alicante e de Barcelona.

Na primeira cidade, Meirelles assinará um convênio com a Universidade de Alicante. De acordo com o reitor, a ideia é firmar um convênio guarda-chuva responsável por permitir a formalização de outros acordos específicos. “É mais um esforço nosso para aprofundar o processo de internacionalização da Unicamp”, afirma.

Inspiração e colaboração para o HIDS

Numa terceira etapa da viagem, o reitor se junta a uma comitiva brasileira para conhecer a área tecnológica e de inovação de Barcelona. Nessa fase da missão, Meirelles estará acompanhado de representantes da Inova Unicamp e de membros da Prefeitura de Campinas

“A cidade de Barcelona tem uma tradição grande na criação desses espaços de inovação e tecnologia, que são referência para o mundo. Vamos visitar esses locais em busca de inspiração e de colaboração para o desenvolvimento do HIDS [HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável]”, disse o reitor, referindo-se ao projeto que prevê a implantação de um distrito inteligente em áreas da Unicamp e de regiões vizinhas, áreas essas que devem reunir instituições públicas e privadas voltadas para a produção de ciência, tecnologia e inovação.

Imagem de capa