Reitor recebe Medalha Centenário do 8º Batalhão da PM do Interior

Autoria
##
Reitor Antonio Meirelles recebe a medalha comemorativa do centenário do 8º BPM/I: Esforço em estreitar os laços da Universidade com instituições externas ao mundo acadêmico

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, foi um dos homenageados na segunda-feira (8), nas comemorações pelos 121 anos do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I).

O reitor recebeu a medalha comemorativa do centenário, concedida a personalidades civis e militares e a instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Estado de São Paulo e à região de Campinas e que contribuíram para a elevação do nome da corporação.

Na solenidade, o comando da Polícia Militar (PM) inaugurou um busto do coronel PM Germano Denisale Ferreira – morto em março de 2018, aos 79 anos – e deu o nome dele ao 8º BPM/I, localizado no bairro do Bonfim, em Campinas. O 8º BPM/I é comandado hoje pelo tenente coronel Paulo Henrique Rosas.

“Eu tenho tentado, com muita dedicação, estreitar os laços da nossa Universidade com a maior parte das instituições de fora do mundo acadêmico”, disse o reitor. Segundo ele, essa aproximação tem sido feita tanto com instituições públicas – como prefeituras, câmaras municipais e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – quanto com instituições do Estado, dentre as quais a Polícia Militar, a Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros.

“Mas também tenho me esforçado para aproximar a Universidade dos movimentos sociais e do pequeno empreendedorismo às grandes empresas. E esse movimento tem, por trás dele, a ideia de que a Universidade tem que servir à sociedade”, explicou.

“E servir à sociedade não nos impede de ter valores próprios enquanto instituição. Somos uma instituição que quer formar pessoas por mérito, que quer desenvolver ciência, tecnologia, conhecimento e inovação com qualidade, que esteja mais próxima o possível da fronteira do conhecimento”, acrescentou.

“E somos uma instituição que tem valores de justiça social. Queremos promover a inclusão. Valorizamos a democracia e a legalidade. Queremos, por exemplo, que o nosso povo se expresse livremente nas eleições”, disse o reitor. “E esses valores, a gente quer compartilhar com a sociedade”, concluiu.

Outros homenageados

A solenidade homenageou ainda personalidades do mundo jurídico – como o desembargador José Guilherme Di Rienzo Marreuy e o promotor de Justiça Marcos Tadeu Riolli, dentre outros. Também receberam a honraria oficiais da PM, como o tenente coronel Enio Antonio de Almeida, comandante do 5º Batalhão da Polícia Ambiental.

##
Cerimônia aconteceu na segunda-feira (8) com homenagens a personalidades civis e militares e a instituições

Almeida foi aluno da Faculdade de Educação da Unicamp e orientando de José Luis Sanfelice, professor do Departamento de Filosofia e História da Educação que morreu em abril do ano passado, vítima de câncer.

Entre os civis homenageados, estavam o coordenador regional da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, e a presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Barão Geraldo, Neusa Monteiro Fernandes. O aniversário do Batalhão contou ainda com a passagem de tropa e desfile de viaturas da polícia, da Guarda Municipal, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Defesa Civil.

Imagem de capa
Honraria foi concedida a personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Estado de São Paulo e à região de Campinas

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola