Arte em tampas de marmitas ganha prêmio do Conselho Regional de Nutrição

Para levar alegria às crianças internadas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp durante o período da pandemia de Covid-19, as copeiras hospitalares da Divisão de Nutrição e Dietética começaram, em de abril do ano passado, a pintar as tampas das marmitas. O trabalho tomou corpo com a doação de canetas hidrográficas, e os desenhos foram ficando cada vez mais elaborados.

"Logo no primeiro dia, as crianças, ao receberem as marmitinhas, ficaram encantadas com as tampas, que tinham desenhos maravilhosos", relembra a nutricionista Luciane Giordano, coordenadora da Divisão de Nutrição e Dietética do HC e idealizadora do projeto Arte em tempos de Covid-19

A técnica de enfermagem Valdelyne Gomes, uma das responsáveis pela entrega das marmitas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital, lembrou da reação de uma das crianças internadas na UTI. "Quando viu que a dele tinha um desenho da Peppa, ele pulava na cama, ficava me chamando 'médica, médica'... Todo mundo para ele era médica. Ele ficou muito feliz. Foi uma iniciativa certeira", comentou Valdelyne.

A iniciativa, que com o passar dos meses foi envolvendo toda a equipe do DND, foi tão bem-sucedida que recebeu o prêmio Destaque Profissional 2021 do Conselho Regional de Nutrição da 3ª Região (CRN-3) de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O anúncio e a entrega virtual do prêmio aconteceram no final de setembro. O troféu e certificado chegaram no início do mês de novembro às mãos de Luciane.

Para essa edição, o CRN-3 premiou as nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética pelas ações e soluções criativas, sustentáveis e humanizadas durante a pandemia de Covid-19. Como profissional de nutrição indicada ao prêmio, Luciane concorreu na categoria Nutrição Clínica, juntamente com outras duas profissionais de São Paulo. O projeto do HC recebeu 647 votos de 1.587 votantes.

Nutrir é um ato de amor e a pandemia foi um desafio para a qual eu não tinha todas as respostas. A arte nas tampas das marmitas trouxe de volta o sorriso e a motivação durante a alimentação para as crianças e também para os funcionários”, diz Luciane, surpresa com a premiação.

No total, 19 profissionais de São Paulo e Mato Grosso do Sul concorreram em cinco categorias: Nutrição em Saúde Coletiva; Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão; Nutrição em Esportes e Exercício Físico; Nutrição em Alimentação Coletiva e Nutrição Clínica. Veja aqui a relação de indicados e vencedores.

Com a diminuição dos casos de Covid-19 e o retorno gradual das atividades de rotina do hospital, as tampas de marmitas são agora decoradas apenas em momentos especiais, como Páscoa, Dia das Crianças e, futuramente, Natal.

"Desde que me formei, há 35 anos, sempre tive entusiasmo pela nutrição. Fico feliz em ver, em um momento de tanto uso de tecnologia, que simples ações de humanização ainda tocam o coração das pessoas. Agradeço a quem votou e a todos os indicados. Esse reconhecimento foi a coroação da minha carreira. Tudo isso só foi possível com o envolvimento da equipe da DND, com quem compartilho o prêmio”, confidencia a nutricionista do HC.

Assista ao vídeo da premiação

Veja matérias:

Coronavírus: crianças recebem marmitas com desenhos e mensagens de carinho no Hospital da Unicamp; veja vídeo

Crianças internadas recebem marmitas com desenhos e mensagens de carinho

BIC doa 7.200 canetinhas coloridas para o HC Unicamp

Matéria original publicada no site da HC da Unicamp.

Comunidade Interna