Força-Tarefa Unicamp realiza mais um ciclo de testagens

A Força-Tarefa Unicamp contra a Covid-19, por meio da Frente de Ações Sociais, promoveu mais três campanhas de testagem gratuita para a população, com o objetivo de identificar casos da doença. A primeira ação aconteceu na capital paulista, a segunda testagem foi realizada na Baixada Santista, no município de Praia Grande, e a última no município de Guarulhos. “No Brasil, o cenário epidemiológico da Covid-19 se encontra mais favorável, os resultados mostram que a campanha de vacinação está atingindo seu principal objetivo: minimizar o impacto da Covid-19 nos indivíduos e na coletividade, contribuindo para o seu controle”, comemora Adilton Dorival Leite, assessor da Diretoria Executiva da Área da Saúde e voluntário nas ações.

Na quarta-feira (27/10), a equipe esteve na Zona Leste de São Paulo para realização da campanha no Centro de Cidadania Laura Vermont (CD), vinculado à Prefeitura, que oferece serviços diversos à comunidade LGBTQIA+. Foram realizados 160 testes, sendo 80 do tipo RT-PCR e 80 testes rápidos para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM). Nessa ação, houve 3 resultados RT-PCR positivo; já a pesquisa sorológica indicou 39 resultados IgG positivo.

##
A testagem é uma das medidas estratégicas para a redução do risco de contágios no retorno às atividades laborais, educacionais, sociais, culturais e de lazer em ambientes fechados

Na quinta-feira-feira (28/10), em parceria com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, a equipe dirigiu a campanha a trabalhadores do setor de saúde no município de Praia Grande. Foram realizados 220 testes, sendo 110 do tipo RT-PCR e 110 testes rápidos para detectar anticorpos (IgG e IgM). Houve 4 resultados RT-PCR positivo, 71 resultados IgG positivo e 3 IgM positivos.

Finalmente, na quinta-feira (04/11), em parceria com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, o grupo esteve no município de Guarulhos. Foram realizados 204 testes, sendo 102 testes do tipo RT-PCR e 102 testes rápidos para detectar anticorpos (IgG e IgM). Não houve resultado RT-PCR positivo; na pesquisa sorológica foram 65 com resultado IgG positivo.

Como lembra Adilton Leite, os epidemiologistas têm reforçado que a flexibilização de medidas contra a transmissão do vírus deve ser feita de forma cautelosa, gradual e acompanhada de medidas de vigilância, conjugadas com a adoção do passaporte vacinal. Ao lado dessas medidas, segundo o assessor, deve ser mantida a testagem, como vem sendo organizado pela Força-Tarefa, para identificar rapidamente novos casos e seus contatos. “Essas medidas são estratégicas para a redução do risco de contágios no retorno às atividades laborais, educacionais, sociais, culturais e de lazer em ambientes fechados”, conclui.

Comunidade Interna