HC recebe visita de gestores da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

No dia 21 de outubro, reuniram-se na Superintendência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, gestores do hospital, da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), da Central de Regulação e Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS) e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

A reunião foi um desdobramento de duas visitas ocorridas no mês de julho: na primeira, gestores do HC visitaram a CROSS para aperfeiçoamento do projeto para regulação de leitos e acesso; na segunda, as equipes técnicas da SES e da DRS-7 visitaram o HC para discutir melhorias na assistência do hospital. Leia abaixo as matérias sobre essas duas visitas.

Na última reunião, o HC mostrou o que tem feito para melhorar o atendimento à população, e o que ainda pode fazer, como mutirões para diminuir as filas de cirurgias oncológicas, de catarata e de procedimentos como colonoscopia e endoscopia. Ao mesmo tempo, expôs-se à equipe da SES a necessidade da contratação de profissionais para que o hospital possa abrir mais enfermarias e melhorar o giro no centro cirúrgico.

Semanalmente, atendemos a dois mil novos casos com vagas internas e apenas 300 oriundos da CROSS. Isso é desproporcional. Temos que adotar medidas para sermos mais visíveis para a SES. Não vamos diminuir o atendimento, mas ser mais transparentes com o que fazemos ”, ressalta a coordenadora de assistência do HC, Elaine Cristina de Ataíde.

Um dos desdobramentos da reunião será a permissão para o HC inserir no módulo de leitos do sistema CROSS a contrarreferência dos pacientes que estão na Unidade de Emergência Referenciada (UER). “Caso o paciente não seja de alta complexidade, ao invés mantê-lo no HC, poderemos encaminhá-lo para o hospital da cidade de origem, se houver vaga”, explica Elaine.

A SES se comprometeu também a enviar, nos próximos meses, um médico comissionado para ajudar a equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HC na implantação dos protocolos gerais e na interface com os módulos de gestão de leitos da CROSS.

A coordenadora de assistência do HC também reforçou, durante a reunião, a necessidade de uma nova pactuação de repasse de verbas. "Estamos em intenso trabalho para reabrir os leitos no hospital, aumentando o número de procedimentos. Sabemos que temos que melhorar internamente e estamos fazendo isso, ouvindo as equipes, revendo processos e buscando novas ideias. Uma nova reunião será marcada, em breve, entre o HC, a SES, e a DRS-7", revela Elaine.

Participaram da reunião a coordenadora de assistência do HC, Elaine de Ataíde, e o coordenador de administração Rodrigo de Oliveira; Alessandra Roscani, coordenadora do Núcleo de Qualidade em Segurança e Saúde (NQSS), e Nilcilene Pinheiro, assessora do NIR; Ana Paula Bepler, diretora da Unidade de Emergência Referenciada (UER); Joaquim Graciano e Luciana Lot, diretor e coordenadora do Departamento de Enfermagem. Pela DRS-7, as diretoras Mirella Povinelli e Fernanda Vasconcelos e a assessora técnica Rafaela Cheche. Pela CROSS, o gerente Domingos Napoli; pela Secretaria de Estado da Saúde, a diretora Raquel Zaicaner.