Disciplina de Farmácia inclui extensão e atua no combate à dengue

Nada mais técnico do que um curso de instrumentação para identificação de compostos químicos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), certo? Não para a professora Mary Ann Foglio, que acredita que sua função vai muito além de ensinar a utilizar complicadas técnicas e aparelhos sofisticados. Para atuar de forma mais ampla na formação dos seus alunos, Foglio inseriu a Extensão na sua disciplina e propôs ações de combate a dengue. “Temos que formar indivíduos como um todo. Se querem trabalhar na área da saúde, precisam se preocupar com as coisas que estão sendo negligenciadas.  São as doenças negligenciadas que acabam matando mais e devastando países”, ressaltou.

professora fala sentada em sala de aula
Mary Ann Foglio, professora do curso de Farmácia

Como primeira atividade do projeto, a professora pediu que cada aluno recolhesse cinco unidades de lixo no Campus, durante os 15 minutos iniciais de cada aula. “Achávamos coisas absurdas e vimos a que ponto chega o acumulo de lixo e focos de dengue no campus”, comentou Giovanna de Sousa Soares, da turma do terceiro ano de Farmácia, que participou do projeto.

Para Mayra Caroline Cunha Câmara, a experiência trouxe um novo olhar sobre os locais por onde circula. “Passávamos por um copo ou uma garrafa e nem víamos. Agora, a gente percebe que é muito lixo. Estudamos aqui na Unicamp há três anos e nunca havíamos reparado quanto lixo tinha jogado no Campus”, ressaltou.

Além da coleta, Foglio propôs que os estudantes produzissem vídeos de 30 segundos alertando para o lixo e a dengue. O resultado surpreendeu professora e estudantes. “Vimos como em 30 segundos podemos afetar muitas pessoas. Enviei o vídeo para meus familiares e as criancinhas da minha família já começaram a cobrar os pais. Nossos vídeos atingiram não só a Universidade, mas também faixas etárias diferentes como crianças e adultos. Foi bem legal fazer isso”, contou Mayra.

estudantes do curso de farmácia
Ganhadoras do melhor vídeo.

Os vídeos passaram por votações dentro e fora da Faculdade e a produção de Mayra, Giovanna, Bianca Alves Schimitd e Mariana Mazzo Quintanilha, ficou em primeiro lugar. Confira alguns dos vídeos abaixo:

Mary Ann Foglio, professora do curso de Farmácia