Estudantes interrompem as férias e participam de cursos de verão no Imecc

Autoria
160 alunos estão matriculados para os cursos de verão no Imecc

Vários programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) estão oferecendo disciplinas para os alunos que optaram por estudar nas férias de verão. Até 16 de fevereiro, aproximadamente 160 alunos, estarão frequentando aulas para as 10 disciplinas disponíveis.

Os estudantes têm a oportunidade, por exemplo, de participar da disciplina “Resolução de Problemas”, oferecida apenas no verão pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Este ano, o curso está sendo ministrado pelo professor Angelo Calil Bianchi, coordenador do PROFMAT na Unifesp, em São José do Campos. Para ele, o curso de verão é um cenário propício para atividades intensivas e discussões dinâmicas que contribuem positivamente para a formação dos alunos.

O Programa de Pós-Graduação em Matemática oferece a disciplina “Álgebra Linear” como seleção para o mestrado, e a disciplina “Análise Funcional I”. O aluno de mestrado Francisco Bruno, está aproveitando para adiantar a disciplina "Análise Funcional", pois pretende em 2019 ingressar no doutorado. Segundo Bruno, os cursos de verão do Imecc já são tradicionais e contam com ótimas disciplinas e professores, além de oferecer a possibilidade de adiantar matérias e preencher lacunas na formação.

As demais disciplinas são oferecidas pelos programas de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e de Pós-Graduação em Estatística. O professor Guilherme Ludwig está lecionando “Estatística Espacial”, uma disciplina mista para a graduação e pós-graduação, cujo objetivo é desenvolver ferramentas de análise de dados espaciais e espaço-temporais de áreas como agricultura, meteorologia e epidemiologia, bem como considerar questões técnicas computacionais e reflexões críticas sobre a literatura científica de dependência espacial.

Já o curso de "Introdução à Análise", ministrado por Thiago Andrade, que completou o doutorado no Imecc, consiste em um momento ímpar para alunos da graduação, de vários locais do país, aperfeiçoarem e enriquecerem seus conhecimentos. “É um ótimo momento também para conhecerem a Unicamp, e quem sabe, se tornarem futuros alunos", afirma o ex-aluno. O pós-doc do Imecc, Ronaldo Vieira, também graduado em Física na Unicamp, está lecionando a disciplina de "Cálculo Avançado" e a professora Francielle Santo Pedro Simões ministra “Introdução à Matemática Aplicada (ênfase em Álgebra Linear)”.

Além dos cursos regulares, há outras disciplinas que não tradicionais, mas são ministradas durante o verão por professores visitantes. É o caso do curso oferecido pelo professor Fernando Torres, do Imecc. "Nesta matéria são estudados fatos básicos de corpos de funções em uma indeterminada, em especial espaços de Riemann-Roch associados a divisores e aplicações aos códigos de Goppa", explica. Já o professor Luciano Panek da Unioeste (PR), está lecionando a disciplina “Métricas, ordens parciais e códigos”. Embora não seja um curso regular da Pós-Graduação, atrai muitos alunos interessados pelo tema.

Ainda sobre cursos avançados, o professor Pedro Cardin, da Unesp, está ministrando o curso "Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias com Múltiplas Escalas de Tempo". Cardin fez pós-doutorado no Imecc e o tema oferecido é de grande interesse dos alunos do Grupo de Pesquisa em Sistemas Dinâmicos.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”