Um novo olhar para os refugiados

Vinte e seis imagens em preto e branco com diferentes olhares de refugiados de Angola, Guiné Bissau, Congo, Camarões, Gana e Nigéria compõem a exposição fotográfica “Refugiados”, aberta nesta segunda, dia 19 de março, no hall da Biblioteca Central Cesar Lattes. A partir do trabalho voluntário de Mário Castello e Eduardo Tarram com acolhidos pela Casa de Passagem Terra Nova, situada na cidade de São Paulo, a exposição passou pelo Memorial da América Latina e, por meio da parceria da Unicamp com a Secretaria de Desenvolvimento Social, chegou à universidade, onde fica instalada até o fim do mês de abril, com entrada gratuita.

A abertura oficial teve presença de imprensa, funcionários, pesquisadores, alunos (alguns deles imigrantes), além do Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e do Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro, que enfatizou a importância do contato da esfera estadual com a universidade “a fim de criar políticas públicas mais sólidas e ir além no acolhimento digno de todos os refugiados que chegam em busca de novas oportunidades”. A cerimônia também contou com a exibição de trechos de um documentário, ainda em fase de produção, com depoimentos de refugiados sírios e suas vidas no Brasil. “O vídeo é fruto de pesquisa acadêmica com apoio da Fapesp e, em breve, contaremos com mais entrevistas a fim de validar a importância da produção de conhecimento em uma situação tão dramática como esta que vemos hoje”, confirma Ana Carolina de Moura Maciel, coordenadora de Centros e Núcleos da Unicamp (Cocen). 

A exposição é parte das ações da Unicamp no âmbito da Cátedra Sérgio Viera de Mello, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Rosana Baeninger, coordenadora da Cátedra na Unicamp, professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) explica que o trabalho acadêmico na área tem sido intenso e inclui “convalidação de diplomas, políticas de inclusão e permanência, cursos de português, parcerias para acolhimento, entre outras ações de ensino e pesquisa”.

Serviço
Exposição fotográfica ‘Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova’
Hall do 2º andar da Biblioteca Central César Lattes - Unicamp 
19 de março a 23 de abril, das 7h30 às 22h45

Leia mais sobre a Cátedra Sérgio Vieira de Mello e Pacto em Direitos Humanos

 

Abertura de exposição no hall da Biblioteca Central Cesar Lattes
Abertura de exposição no hall da Biblioteca Central Cesar Lattes
Trabalhos expostos na BCCL
Trabalhos expostos na BCCL
Reitor Marcelo Knobel
Reitor Marcelo Knobel
Floriano Pesaro, secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo
Floriano Pesaro, secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo

Imagem de capa

Exposição aberta no hall da Biblioteca Central Cesar Lattes
Exposição aberta no hall da Biblioteca Central Cesar Lattes