Brasileiro leva ouro na Olimpíada Internacional de Informática. Unicamp organiza evento no Brasil

Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, aluno do Colégio Etapa (São Paulo), recebeu nesta quinta-feira Medalha de Ouro na Olimpíada Internacional de Informática, que aconteceu esta semana em Teerã, Irã. A Olimpíada Internacional de Informática é uma competição nos mesmos moldes da Olimpíada Internacional de Matemática, realizada o mês passado pela primeira vez no Brasil (da qual, aliás, Pedro também participou, tendo recebido Menção Honrosa).

Na Olimpíada Internacional de Informática competem mais de 300 alunos, de 84 países diferentes. Na competição, alunos do ensino médio devem resolver problemas usando computadores, numa maratona de raciocínio lógico e científico, e conhecimento de programação de computadores. A competição é muito acirrada, com os melhores competidores de países como China, Estados Unidos, Russia e Japão disputando medalhas. É apenas a terceira medalha de ouro que o Brasil consegue, embora tenha mais de 40 medalhas no total. Rogério Aristida Guimarães Júnior, do Colégio Farias Brito (Fortaleza) também recebeu medalha de bronze em Teerã. Completaram a equipe brasileira Gabriel Silva Simões e William Hideki Kondo, que tiveram um bom desempenho, mas não conseguiram medalhas. A equipe brasileira teve como líder o professor Guilherme Albuquerque Pinto.

A equipe brasileira foi selecionada pela Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), uma competição para alunos dos ensinos Fundamental e Médio, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação e coordenada pela Unicamp. A OBI tem o patrocínio do CNPq - Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação.
(Ricardo Anido, de Teerã)