Universidades paulistas discutem como melhorar a gestão da pesquisa

Na avaliação de Munir Skaf, pró-reitor de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), algumas das ações fundamentais para profissionalizar a gestão de projetos de pesquisa são prospectar financiamento nos editais nacionais e internacionais, auxiliar na elaboração das propostas, no desenvolvimento e prestação de contas do projeto e o resguardo da propriedade intelectual resultante.

As universidades paulistas possuem experiência em cada um desses temas. O que falta, contudo, é uma articulação entre esses eixos, avaliou.

“É preciso ter coordenação entre essas funções e as pró-reitorias de pesquisa das universidades têm um papel fundamental em estimular a cooperação entre essas áreas. Além disso, elas podem aprender juntas e trocar experiências entre si”, afirmou.
 

Leia notícia completa na Agência Fapesp

 

Imagem de capa
Objetivo é auxiliar os pesquisadores na administração de seus projetos para que possam se dedicar mais a sua atividade-fim do que a tarefas burocráticas, como a de prestação de contas (foto: Elton Alisson/Agência FAPESP)

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa