Brito Cruz  fala sobre "mudanças climáticas globais" no Alzirão, na abertura do Pint of Science em Campinas

Ainda dá tempo de participar do Pint of Science, festival mundial de divulgação de ciência, que acontece em 22 países. Em Campinas, a programação está em quatro bares, a partir das 19h30, incluindo apresentações de professores da Unicamp. A fim de disseminar o conhecimento adquirido dentro das universidades e centros de pesquisa em um ambiente descontraído, a edição brasileira proporciona, neste ano, bate-papo sobre medicalização, invasão de privacidade, futuro da agricultura, entre outros assuntos.

Concebido como espaço de troca de ideias entre cientistas e o público em geral, o Pint of Science conta com apresentações com linguagem acessível, interativa e com duração aproximada de meia hora. Após a fala do pesquisador, os participantes podem fazer comentários e perguntas sobre o tema da noite, sempre ligado ao cotidiano e grandes desafios mundiais.

Brito Cruz abre evento em Campinas
Cerca de 100 pessoas participaram da abertura do evento em Campinas, na noite de 15 de maio, no bar Alzirão II. Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, ex-reitor da Unicamp e professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) conversou com o público sobre mudanças climáticas globais. A medição da liberação de gás carbônico na atmosfera ao longo dos anos, alternativas para reduzir a emissão dos gases efeito estufa e fatores econômicos e políticos fizeram parte da exposição e das perguntas posteriores. Após breve intervalo, Gabriel Monteiro, do Instituto Oceanográfico da USP, apontou evidências do aumento do nível do mar, a partir de histórias de suas expedições à Antártida. Apenas fotos e um gráfico animado foram mídias utilizadas pelos cientistas; no mais, muito diálogo, acompanhado de chopp e petiscos. Um mágico também divertiu a plateia com algumas intervenções. Yoou Geek, Lado B e Echos integram a lista dos bares campineiros que sediam o evento simultaneamente.

Confira o Pint of Science, no Registro Geral da TV Unicamp

Veja mais em www.pintofscience.com.br