Mostra do cineasta Ugo Giorgetti traz a comédia “Boleiros”

“São Paulo segundo Ugo Giorgetti”, mostra que traz a filmografia completa do cineasta paulistano, atualmente artista residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, apresenta nesta terça-feira (11) “Boleiros – Era uma vez o futebol”, de 1998, e “Uma Outra Cidade”, de 2000. Após a exibição, às 18h30, na Casa do Lago da Unicamp, haverá um debate com o diretor, produtor e roteirista paulistano. Em “Boleiros”, com Adriano Stuart, Flávio Migliaccio e Otávio Augusto, um típico bar paulistano é o cenário onde um grupo se reúne com algo em comum: são boleiros, profissionais e ex-profissionais do futebol. Ali relembram fatos e tecem comentários sobre jogos, atletas, times e juízes, ilustrando os casos com episódios pitorescos, como do ex-astro do esporte que atravessa momentos difíceis, do juiz “comprado” que hesita em apitar o pênalti e da macumba como último recurso quando a “ciência” parece falhar. Enfim, histórias de futebol.

Na mesma sessão será exibido o documentário “Uma Outra Cidade”, enfocando a São Paulo das décadas de 1950 e 1960 revisitada por Rodrigo de Haro, Antônio Fernando de Franceschi, Cláudio Willer, Jorge Mautner e Roberto Piva. Lugares e personagens da capital são recuperados e revividos pelo viés da cultura, às vezes recriados com lúcida precisão, às vezes com humor delirante. O filme de 58 minutos foi realizado por meio de uma associação entre a produtora SP Filmes de São Paulo e a TV Cultura.

Veja o trailer de “Boleiros – Era uma vez o futebol”:

www.youtube.com/watch?v=poIhqmilODg

SÃO PAULO SEGUNDO UGO GIORGETTI

Ciclo completo da filmografia do cineasta paulistano; após as exibições haverá um debate com o diretor.

Data: 14/08/2018 a 06/11/2018, às terças-feiras.

Horário: 18h30 às 21h45.

Local: Cinema da Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas.

Programação: www.idea.unicamp.br/filmografia-ugo-giorgetti

Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.

Informações: (19) 3521-5223, idea@idea.unicamp.br e www.facebook.com/idea.unicamp/.