Estudos japoneses – singularidades e novos rumos

XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil (CIEJB)

Entre os dias 28 e 30 de agosto, será realizado o XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil (CIEJB) / XXV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa (ENPULLCJ) no Centro de Convenções da Unicamp.

Trata-se de um evento bianual e itinerante, organizado por pesquisadores em estudos japoneses no Brasil e que, nesta edição, congrega as forças de docentes, discentes e funcionários da Universidade de São Paulo (DLO/FFLCH/USP), da Universidade Júlio de Mesquita Filho (DLM/FCLAssis/UNESP); das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB); da Associação Brasileira de Estudos Japoneses (ABEJ) e da Universidade Estadual de Campinas (CEL/UNICAMP), esta última, escolhida para sediar este evento.

Reunidos sob a temática relativa a “Estudos Japoneses – singularidades e novos rumos”, o ENPULLCJ e CIEJB de 2018 contará com conferências, mesas-redondas, painéis, simpósios e apresentações de trabalhos acadêmico-científicos. A globalização, como processo irreversível de integração dos diversos países, envolvendo aspectos econômicos, políticos, tecnológicos, sociais e culturais, não deve implicar a perda das peculiaridades de cada povo. Integrar-se sem perder as próprias raízes tornou-se um desafio, especialmente para as culturas mais tradicionais. A temática desse evento procura, assim, ressaltar as singularidades da cultura japonesa, notadamente em sua língua e literatura.

Os conhecimentos e os resultados de pesquisas de diversas localidades do Brasil e do exterior terão espaço neste evento, cuja função, entre outras, é a de estimulá-los e registrá-los para a posteridade, propiciando momentos de discussões e reflexões profícuas em torno aos conteúdos coligidos, com vistas a ampliações para outros olhares e saberes inovadores.

Quatro conferências serão realizadas por professores estrangeiros e nacionais das áreas de cinema, relações internacionais, literatura e linguística aplicada, distribuídas entre os três dias do evento. As tradicionais mesas-redondas versarão sobre as artes, língua, linguística, linguística aplicada, história e imigração, literatura, relações internacionais e tradução. Estas serão coordenadas respectivamente por pesquisadores pré-definidos e três expositores convidados, os quais irão discutir entre si sobre o tema escolhido e abrirão para uma sessão de perguntas formuladas pelo público presente.

Painéis com discussões em torno de temas definidos entre os próprios painelistas poderão ser acompanhados pelo público interessado e os simpósios irão abordar temas apresentados pelos seus proponentes, recebendo inscrições de trabalhos afins a serem expostos perante uma plateia. As comunicações orais ou oôsteres serão contemplados com igual peso e relevância, enquanto apresentações de trabalhos acadêmico-científicos, com inscrições para uma das modalidades à escolha do pesquisador, desde os mais experientes até os estreantes, nas áreas de Arte e Cultura/ Economia, Direito e Política/ História e Imigração/ Língua, Linguística e Linguística Aplicada/ Literatura e Tradução, entre outras.

Todos os trabalhos submetidos passarão por anonimato e dupla avaliação cega por pares para respeitar o critério da isenção e da imparcialidade de uma publicação científica. Haverá, também, espaço para Exposição de Livros e Trabalhos relativos aos Estudos Japoneses, e o público será agraciado com uma belíssima Apresentação Artística e o anúncio da Premiação dos Melhores Artigos em diferentes categorias de participação.

A programação completa e outras informações estão disponíveis na página do evento.