5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura coloca em pauta resistência e transbordamento de fronteiras

5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC 5)

Com o tema “Ciência, tecnologia e cultura: resistir e transbordar”, o 5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC 5), organizado por alunos de pós-graduação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, será realizado entre os dias 24 e 26 de abril. A programação inclui conferências e mesas-redondas. O Encontro tem o objetivo de estimular propostas inovadoras para uma divulgação que não apenas resista e (re)exista frente a desafios políticos, econômicos e sociais, mas que também transborde as fronteiras ainda existentes entre a sociedade e as instituições de ensino e pesquisa. A ideia é promover debates e troca de saberes entre diferentes territórios, gerações, crenças e costumes.

A conferência de abertura “Universidade pública – resistir e transbordar” abordará desafios de ordem política, econômica e social que afetam atualmente as universidades públicas brasileiras. Os palestrantes serão Pedro Arantes, pró-reitor de Planejamento e professor da Universidade Federal de São Paulo; e Lais Fraga, professora da Faculdade de Ciências Aplicadas e atuante na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, ambas da Unicamp. Já a segunda conferência, “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia - avanços e desafios brasileiros”, será ministrada por Adriana Villela, que coordenou a pesquisa Percepção Pública da C&T no Brasil 2015, realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

A mesa-redonda “Disseminação de conhecimentos - transbordar para além fronteiras” trará experiências que buscam romper barreiras simbólicas, territoriais e culturais que interferem na propagação dos saberes. Participarão do debate Daniel Munduruku, escritor, pesquisador e diretor-presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais; Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, professor da Universidade Federal Fluminense e editor do site Impressões Rebeldes; e Luciana Magalhães Mônaco, coordenadora do Núcleo de Difusão do Conhecimento do Instituto Butantan.

“Divulgação cultural - vozes e histórias que resistem e transbordam”, a segunda mesa-redonda, reunirá iniciativas que oferecem ferramentas e visibilidade a histórias e produções artístico-culturais colocadas às margens da sociedade e das mídias hegemônicas. As palestrantes serão Jéssica Balbino, criadora do projeto Margens, que mapeia e divulga o trabalho de escritoras marginais e periféricas; Bianca Santana, jornalista, pesquisadora e uma das fundadoras da Casa de Cultura Digital; e Monique Rocco, pesquisadora da Afroflix, plataforma que dissemina produções audiovisuais de pessoas negras.

A terceira e última mesa-redonda, “Redes, comunicação, resistência”, integrará iniciativas de comunicação e tecnologias desenvolvidas por redes colaborativas, movimentos ou comunidades que buscam resistir frente a desafios sociais, políticos, econômicos e ambientais. O debate contará com Graciela Natansohn, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia; Luiza Mançano, que atua no Coletivo de Comunicadoras da Marcha Mundial das Mulheres; e Rodrigo Junqueira, coordenador do Programa Xingu, do Instituto Socioambiental (ISA), e da Rede de Sementes do Xingu.

Mais detalhes sobre a programação, datas e horários das atividades estão disponíveis no site do evento.

Modalidades de participação

O EDICC 5 oferece três modalidades de participação: Ouvintes, Comunicações orais e Relatos de experiências. Para as duas últimas, é necessário submeter para avaliação, até 23 de março, um resumo do trabalho a ser apresentado, atendo-se aos tópicos divulgação científica, tecnológica e cultural; cultura científica; comunicação, sociedade e cidadania; e arte, ciência e tecnologia. Mais informações no site do Encontro.

O Labjor

O Labjor é um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil, fazendo parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) e vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp. O Laboratório oferece Especialização em Jornalismo Científico (lato sensu) e Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (stricto sensu). Mais informações no site do Labjor.

Serviço
5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC 5) e Simpósio “Projor - Vigilância midiática e desenvolvimento do jornalismo”
Data: 24 a 26 de abril de 2018
Local: Universidade Estadual de Campinas - Auditório da DGA e Prédio da Engenharia Básica