CIS-Guanabara sedia curso de extensão sobre Brasil indígena

‘Pedagogias indígenas e ações educativas’, ‘histórias e mitologias ancestrais’ e ‘projetos políticos, educacionais e territoriais em terras Indígenas’ são alguns dos tópicos que serão abordados no curso de extensão "Yané Resewara: o Brasil é Indígena!" que será realizado pela Escola de Extensão da Unicamp no CIS-Guanabara. As aulas começam no dia 5 de maio, das 9 às 13 horas e se estendem até 21 de julho. As inscrições estão abertas.

Curso de extensão no CIS-Guanabara aborda temáticas relacionadas ao Brasil indígena
Curso de extensão no CIS-Guanabara aborda temáticas
relacionadas ao Brasil indígena

Segundo a pedagoga e cientista social, Ciça Veiga, uma das docentes desse curso de extensão, o trabalho tem como principal motivação “a desconstrução da visão estereotipada do índio brasileiro, a partir de um olhar crítico da história e presença indígena no Brasil”, afirma. Mestre em Línguas Indígenas e doutoranda em Antropologia Social na Unicamp, Ciça ressalta que os encontros possibilitarão reflexões feitas pelos próprios indígenas, em uma proposta de diálogos interculturais.

Participam do corpo docente, além de Ciça, a professora Maria Bidoca, alfabetizadora aposentada e artista e Miguel Carlos Piloto, professor da língua nheengatu, história e política indígena na escola Kariamã. Ambos integram a etnia Baniwa do Alto Rio Negro (Amazonas). A organização é da professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH-Unicamp), Artionka Capiberibe.

Os encontros terão a duração de quatro horas ao longo de 12 sábados e contarão com debates e atividades didáticas de sensibilização e interação com temáticas relacionadas ao índio. “Pretendemos despertar novas visões a respeito da presença e de quem são os indígenas no Brasil, aprofundando o conhecimento sobre as nossas origens culturais e históricas”, afirma Ciça. Lembra ainda que dentre as atividades está prevista uma visita à aldeia Teokoa Pyau, localizada no Jaraguá (SP). O curso tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC-Unicamp).

Curso de Extensão Yané Resewara: o Brasil é Indígena!
Datas: 05, 12, 19 e 26 de maio; 02, 09, 16, 23 e 30 de junho; 7, 14 e 21 de julho
Inscrições: Gratuitas aqui: https://goo.gl/tYfHky
Número de vagas: 60
Local: CIS-Guanabara
Endereço: R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).
Mais informações: https://www.facebook.com/yaneresewara/