Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem discute as escrituras da cidade

IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: “Escrituras da cidade”

O IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: “Escrituras da cidade” será realizado entre os dias 6 e 8 de março, no auditório do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb). O Encontro tem por finalidade promover, na relação entre comunidade acadêmica e sociedade, um fórum de debate internacional em torno da problemática e dos desafios atuais da cidade.

Nesta nona edição, deseja-se produzir um evento científico voltado a pensar “as escrituras da cidade”. A cidade, estudada na perspectiva das Ciências da Linguagem, particularmente na Análise de Discurso, é uma produção material de um “saber fazer” com a letra, com o cálculo. Uma escritura é, portanto, o locus simbólico e político dos processos de significação. Ou seja, a cidade é da ordem de como um nome acontece, é formulado, se escreve e é escrito e de como circula ao se historicizar no mundo.

Com o IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: “escrituras da cidade”, propõe-se uma reunião internacional, com conferências, mesas-redondas, oficinas, simpósios temáticos e pôsteres voltados para a problemáticas e desafios atuais da escritura, para refletir um acontecimento de nosso tempo que é a cidade. A partir de três eixos temáticos, ou seja, o laço social, o capitalismo e o digital, pensar como a maquinaria de linguagem – com a letra e o traço, em discursos – fabrica a cidade e inscreve os sujeitos e os sentidos no mundo.

Fazem parte do público-alvo os alunos de pós-graduação, doutores, professores e pesquisadores. O evento aceita inscrições para ouvintes e também submissões de trabalhos. A programação completa e outras informações estão disponíveis na página do Encontro.