AEL relembra o centenário da greve geral de 1917

AEL

O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza o seminário "Greve Geral de 1917 - O Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth". O evento ocorrerá no dia 28 de junho, das 9 às 16 horas, na sede do AEL.

O seminário tem como objetivo refletir sobre o significado da primeira Greve Geral do Brasil, em 1917, e a importância da organização e luta dos trabalhadores na consolidação dos direitos do trabalho no Brasil. A escolha em homenagear a data com um robusto espaço de reflexão não é ao acaso. A realização do seminário no Arquivo Edgard Leuenroth assume importância no atual cenário de ataque aos direitos trabalhistas, uma vez que o acervo histórico sobre a Greve de 1917 encontra-se majoritariamente depositado no AEL, muito em razão da atividade militante de nosso patrono, Edgard Leuenroth, o único ativista brasileiro a responder criminalmente, a época, pelos acontecimentos da grande greve. A data escolhida para o evento relaciona o período da Greve Geral de 1917, que os historiadores localizam entre junho e julho, com o aniversário de 43 anos da instituição.

Pela manhã será realizada a mesa "Direitos Trabalhistas de 1917 a 2017 Da Greve Geral à Reforma Trabalhista de Temer", com a presença dos professores Andréia Galvão, Ricardo Antunes, José Dari Krein e da desembargadora Magda Barros Biavaschi. E na parte da tarde será feito o painel "A greve Geral de 1917 - Importância e Legado", com os professores Cláudio Batalha, Luigi Biondi, Glaucia Fraccaro e Christina Lopreato. Também será lançado o "Jornal de Borda", publicação de concepção e edição de Fernanda Grigolin, com edição fac-símile do "Jornal A Plebe" (1917), de Edgard Leuenroth.

O AEL está localizado na Rua Cláudio Abramo, 377, no Campus de Campinas. Outras informações podem ser obtidas no site do Arquivo.