Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério

Fórum Permanente

O próximo Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério terá como tema Formação Cientifica em nível: experiências e desafios. Organizado pelo professor André Pasti, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), o fórum será realizado no dia 28 de março, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

A formação científica realizada no Ensino Médio é fundamental para desenvolver as competências ligadas à pesquisa e ao método científico, para introduzir estudantes nessa etapa de formação às possibilidades das carreiras acadêmicas e para despertar o interesse pela ciência. Diversos programas, dentro e fora das Universidades públicas, têm trabalhado essa formação. A ampliação dos projetos desenvolvidos e dos programas de iniciação científica em nível médio acompanha desafios aos professores que se encarregam da orientação dessas atividades em nível médio. Este evento se propõe a criar um momento de troca e reflexão para avançar nas práticas de pesquisa científica no ensino médio e possibilitar o contato com experiências desenvolvidas em outras instituições. Além disso, em um contexto de reforma do Ensino Médio, pretende compreender os principais desafios colocados a partir das mudanças em curso.

Na parte da manhã a primeira mesa será Experiências e desafios da iniciação científica de nível médio na Universidade, com a presença dos professores Fernando Coelho (Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp), Vanessa Bavaresco e Giselle Aparecida Martins (Cotuca). Em seguida será realizado o debate Educação científica e ensino por projetos no ensino médio, com Maria Inês Petrucci-Rosa (do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação) e Cristiane Maria Megid (Cotuca).

Já durante a tarde está prevista a mesa Experiências de iniciação científica de nível médio e ensino por projeto, com os professores Miguel del Barco (da Escola Técnica Estadual São Paulo), Marcia Serrati Moreno (Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado de Campinas - ETECAP), Jodir Pereira e André Pasti (Cotuca). E o último espaço será para debater A reforma do Ensino Médio e os desafios para a educação brasileira, com Eduardo Girotto (Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP), Josianne Cerasoli (Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) e Edson Joaquim dos Santos (Cotuca).

Mais informações podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

twitter_icofacebook_ico