Fórum da Unicamp aborda capitalismo e o meio ambiente

PENSES

O Fórum Pensamento Estratégico (Penses) da Unicamp realizará no dia 27 de março o Fórum Capitalismo e Meio Ambiente, Crescimento Zero e Desenvolvimento Sustentável, tratando um problema na pauta de diversos países. Reunindo especialistas em economia e ciências ambientais, o evento discutirá o crescimento econômico e seu impacto no planeta e no bem-estar da população. O fórum será realizado no Centro de Convenções, das 8h30 às 17h30. Assista ao vivo (via TV Unicamp)

Grande parte dos estudos da área ambiental concorda que o crescimento econômico não mais acrescenta qualidade de vida aos países desenvolvidos com demografia estável. Sendo possível com políticas macroeconômicas adequadas reduzir progressivamente o crescimento econômico sem afetar o bem-estar, desde que preservando o nível de emprego. No caso dos países pobres o crescimento econômico é necessário, mas deve ser ecologicamente eficiente, sem repetir erros cometidos, gerando um processo de desenvolvimento sustentável. A ameaça global mais urgente é a emissão de gases de efeito estufa e a eleição do republicano Donald Trump nos Estados Unidos poderá atrasar fatalmente a redução das emissões de carbono.

Entre os palestrantes estarão os economistas Peter Victor, professor de Estudos Ambientais da York University (Canadá), José Eli da Veiga e Ricardo Abramovay, do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da Universidade de São Paulo (USP).

Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site www.gr.unicamp.br/penses/capitalismo-meio-ambiente. 

 

twitter_icofacebook_ico