Lume leva cinco espetáculos ao 13º Feverestival

 

13º Feverestival

Começa no próximo domingo (12), o 13º Festival Internacional de Teatro de Campinas (Feverestival), com co-produção e cinco espetáculos do Lume (Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp). O evento acontece em diversos pontos da cidade e inclui espetáculos infantis e adultos, além de atividades formativas.

A partir da questão “que cidade queremos para nós”, o Festival convida artistas e público a um olhar mais sensível sobre o município. O tema Encontros em Cantos dá o norte do evento, buscando trazer à luz as potencialidades espaciais e simbólicas da cidade.

Confira os espetáculos do Lume:

 

Quando os Subtextos são Textos

quando os subtextos são textos

Raquel Scotti Hirson 

13 fev | 18h30 | sede do Lume

Um encontro-demonstração para compartilhar alguns segredos. A atriz do Lume Teatro, Raquel Scotti Hirson, mostra como criou duas das cenas de seu espetáculo solo “ALPHONSUS” (2013), combinando memória e mímesis corpórea.

As memórias são de gerações que a conectam ao seu bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens, morto 50 anos antes do nascimento da bisneta que, no desejo de atuar suas poesias, ramificou a mímesis corpórea, chamando-a mímesis da palavra. As palavras se tornam movimento, os textos adquirem forma e podem ser dançados em microsensações. Completando os espaços com imaginação, a atriz encontrou o homem Alphonsus em suas fotografias, biografias, cartas, crônicas e poesias.

A pesquisa gerou uma segunda ramificação da mímesis corpórea, a mímesis de monumentos estáticos, iniciada no resgate da memória da casa onde viveu sua bisavó, viúva do poeta. Do monumento-casa houve expansão do olhar para as vidas que habitam os corpos (aqueles aparentemente estáticos), criando uma nova dinâmica de observação que contribui para que a mímesis corpórea navegue por campos estéticos diferenciados, aproximando-se ainda mais da dança pessoal, da dança Butô e, atualmente, caracterizando-se como procedimento de encontro entre os corpos que atuam e os corpos-cidade, relacionados à mímesis de monumentos estáticos.

O resultado é uma dança de subtextos. De qualquer forma é uma observação de invisibilidades, ou seja, uma busca incessante de percepção e criação de invisibilidades com potencial de impulsionar as ações.

Criação e Atuação: Raquel Scotti Hirson; Técnica: Francisco Barganian.

Duração: 60 minutos

Faixa etária: 16 anos

 

Cabaré Efêmero

palha

Ricardo Puccetti

15 fev | 22h30 | sede do Lume

Samba de uma nota só: durante 3 mil segundos ininterruptos, em um ambiente cheio de objetos, idéias e provocações, o Palhaço Teotônio (Ricardo Puccetti) improvisa e se coloca em risco. Com seu olhar imprevisível, ele traz o público para o seu mundo caótico e improvável. Samba do crioulo doido.

Criação e Atuação: Ricardo Puccetti; Técnica: Francisco Barganian

Duração: 60 minutos

Faixa etária: Livre

 

Dissolva-se-me

Renato Ferracini

Renato Ferracini

14 fev | 22h30 | sede do Lume

A esquizofrenia (cid 10 f 20) é o ponto de partida para o solo de teatro-dança-performance do ator renato ferracini, com direção e composição do coreógrafo luis ferron. Movimentos cadenciados, o texto e o tempo – não necessariamente nesta ordem – propõem um jogo de poesia e criatividade entre o artista, o público e o momento presente. “nem poesia, nem espetáculo, dança ou performance - ou tudo junto: uma ode aos 0,01% de inventividade deformada feito francis bacon e alicerçada pelos atlantas, ou o que dá no mesmo, pelos inexistentes, tipo assim... Deus. Simples. Não há lógica, assim como na vida organizada” - (renato ferracini).

Criação: luis ferron e renato ferracini; direção e composição: luis ferron; atuação: renato ferracini; assessoria de mímesis: raquel scotti hirson; composição musical: marcelo onofri; acordeão: edu guimarães sanfona; voz: carlos simioni; coordenação técnica: francisco barganian; audiovisual e registro: alessandro poeta soave; apoio administrativo: giselle bastos; design gráfico e fotografia: arthur amaral; assessoria de comunicação: marina franco; coordenação de projeto: luciene maeno; coordenação de produção: cynthia margareth

Duração: 60 minutos

Faixa etária: 12 anos

 

Cabaré de gala

palhaços do Lume

Lume teatro e convidados

18 fev | 20h30 | sede do Lume

Cabaré de palhaços com números variados, com palhaços do lume teatro e convidados.

 

SerEstando Mulheres

SerEStando Mulheres

Ana Cristina Colla

21 fev | 20h30 | sede do Lume

“Uma história que fiquei com vontade de dançar, minha, de outras mulheres, de um grupo, de uma vida. É uma colcha de retalhos, pedaços conhecidos e sempre ressignificados, espalhados por diversos espetáculos, oito ao todo. A matéria que o compõe surge de momentos distintos do meu caminhar de atriz e mulher no Lume Teatro. Passeia por diferentes metodologias e linhas de pesquisas, momentos de vida, cada fragmento refletindo o momento em que foi gestado: mímese corpórea, dança pessoal, butô, clown, mãe, filha, atriz. Para encontrá-las, mulheres que me habitam há anos, fui me descamando. Esfarelando a pele. Tateando de olhos fechados, passeando por cheiros e densidades, sabores. Caminhei muito, quilômetros, dias, anos inteiros. Sol, chuva, chuvisco, frio, secura. Entre a mata alta, casebres abandonados, praças públicas com chafariz, prédios fantasmas, fábricas escuras regadas a suor, até mesmo zoológicos. Às vezes nua, outras vestida, de festa, de homem, de menina, de bicho, de medo, de vermelho, de árvore. Quantas mulheres somos!”

Criação e Direção: Fernando Villar e Ana Cristina Colla; Atuação: Ana Cristina Colla; Músicas: Rodrigo Cariranha, Robert Medzo e Greg Slivar; Concepção de Figurino: Silvana Nascimento; Concepção de Luz: Maria Emília Cunha Alves; Técnico: Francisco Barganian; Assessoria de Comunicação: Marina Franco; Direção de Produção: Cynthia Margareth

​Duração: 60 minutos

Faixa etária: 12 anos


 

Os ingressos para os espetáculos do Lume são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência. A contribuição é voluntária ao final de cada sessão. A sede do Lume fica na rua Carlos Diniz Leitão, 150, em Barão Geraldo.

Veja a programação completa do evento e acompanhe as discussões pelo Facebook.

twitter_icofacebook_ico