Lume realiza Simpósio Internacional

VI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas do Lume

O VI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas será realizado pelo Lume, Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp, entre os dias 14 e 17, no Instituto de Artes (IA). O evento, que conta com palestras, debates e apresentações de trabalhos científicos, faz parte da Jornada Internacional Atuação e Presença, desenvolvida desde 2010.

Esta edição do Simpósio procurará dar continuidade e ampliar o debate iniciado nos encontros anteriores, intensificando o aporte sobre as questões que emergiram. Os temas serão posicionados não como eixos de discussão autônomos, mas como núcleos móveis de provocações que se atravessam, se ultrapassam e desdobram a experiência do encontro físico em si.

Em busca de organizar um plano potente de produção de saberes que se estenda para além dos muros da universidade, o Simpósio recebe toda comunidade de criadores indistintamente.

As palestras e debates acontecerão diariamente às 18 horas, no Auditório do IA. As apresentações de trabalhos serão realizadas nos dias 15, 16 e 17, às 14 horas, nas salas PB01, PB02, PB03 e PB04, do IA.

O mês de fevereiro, no Lume, é dedicado ao fortalecimento de práticas de formação e contaminação entre os atore-pesquisadores. Um dos procedimentos de praxe da equipe do Lume, desde sua criação em 1985, é o confronto dos resultados de suas pesquisas práticas e teóricas com núcleos, artistas e grupos de investigação das artes presenciais do Brasil e do exterior, sejam eles vinculados à academia ou não, mas que representam diferentes caminhos de se trabalhar o atuador, todos com comprovada competência no que diz respeito ao rigor de suas pesquisas e à relevância de seus resultados.

Além do Simpósio, acontecem este mês os Cursos de Fevereiro e o Terra Lume. Leia sobre a cena teatral em Campinas no mês de fevereiro: Uma linguagem inovadora para o 13º Feverestival.

Para mais informações sobre o evento acesse o site e acompanhe as discussões pelo Facebook do Lume.