Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 04 a 10 de junho 2001

Unicamp
Unicamp
...Cidadania - pág. 1   ...Oportunidades - pág. 6
...Ciência e Trabalho - pág. 2 ...Eventos futuros - pág. 7
...Administração - pág. 3 ...Teses - pág. 8
...Saúde - pág. 3 ...Exposição - pág. 9
...Tecnologia - pág. 4 ...Dança - pág. 10
...Atualidade - pág. 4 ...Teatro e Jornalismo - pág. 10
...Painel da semana- pág. 5 ...Artes plásticas- pág. 11
...Em dia - pág. 5 ...Cinema - pág. 11
...Inscrições - pág. 6 ...Personagem - pág. 12
Unicamp
....DANÇA
Unicamp
Grupo apresenta Pegadas de um Besouro

local é a Confraria da Dança, o grupo é o Excaravelhas, o alvo é um público amante da arte, e o título é Pegadas de um Besouro. Centrado na dança contemporânea, Pegadas de um Besouro reúne três coreografias nas quais são retratadas a mídia, o cotidiano e a cultura popular. Estilos variados imprimem a estética deste espetáculo lúdico e ao mesmo tempo sério, por trabalhar com o contexto social. “Não pretendemos mudar nada, mas fazer o público refletir sobre o que ele quer para si.” A montagem fica em cartaz de 8 a 10 de junho.

Tantas emoções tem como temática o universo televisivo. Constituem a coreografia diversos programas, filmes, novelas, comerciais, desenhos animados, jogos de futebol, culinária e religião. A influência do samba no comportamento humano é refletida na coreografia Sambalelê. Nela, as artistas ressaltam a popularidade sempre presente no gênero musical. Bêbados, mulatas, carnaval, sexualidade, tormentos do coração, batucada são fortemente utilizados na comunicação entre público e bailarinas. Segundo a produtora Paula Coelho, a coreografia dialoga com a música popular brasileira, partindo das marchinhas de carnaval, passando pelos sambas de São Paulo e Rio de Janeiro até chegar ao pagode atual.

O momento mais sério do espetáculo, na interpretação de Juliana Couto, é a apresentação da coreografia Repelente, que aborda situações e coisas que incomodam, prendem, atrapalham. Bloqueiam, afligem, irritam. Os incômodos vão desde zumbidos e picadas de insetos até pessoas que falam em demasia.Cócegas, posições incômodas e convenções sociais de comportamento que não permitem fazer com que as diferenças fluam e conquistem seu espaço com respeito.

É a primeira vez que o Excaravelhas apresenta essas coreografias no palco de um teatro. Formadas em dança pela Unicamp, Juliana Couto, Ló Guimarães, Milena Figueiredo e Paula Salles criaram o espetáculo para ser apresentado em espaços alternativos. A dança do Excaravelhas já foi apresentada na Casa de Repouso Bom Pastor, na pediatria do Hospital de Clínicas, no Centro Boldrini e no Lar dos Velhinhos de Campinas. “ O objetivo é levar a dança para a sociedade”, diz Juliana. A expectativa entre as artistas é de que no teatro a montagem obtenha a mesma aceitação que teve nesses espaços.

Pegadas de um Besouro
Direção e interpretação; Grupo das Excaravelhas
Dia 8 e 9 de junho, às 21 horas
Dia 10 de junho, às 20 horas

Confraria da Dança
Rua 1º de Março, nº 497, Guanabara
3213-3423
Ingressos: R$ 6,00 antecipados/
estudantes) R$ 12,00 (inteira)

 

....TEATRO
Lume faz turnê européiao

Depois de uma turnê por La Paz e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e da realização de espetáculos em Americana e Monte Verde (MG), o grupo Lume se despede da América rumo à Europa, de onde retornará somente no dia 25 de junho.

A turnê européia do Lume envolve Itália, França, Noruega e Dinamarca. Na Itália, a companhia participa do Incontro Internazionale del Cantastorie di strada, em Castelfiorentino – Firenze, um dos mais tradicionais festivais de teatro de rua do continente europeu. Os artistas marcarão presença em dois eventos noruegueses. O Porsugrunn, um dos mais importantes encontros teatrais da Escandinávia, acontece no período de 9 a 16 de junho, com a participação dos maiores expoentes do teatro de grupo mundial. Também na Noruega, a trupe foi convidada a abrir o The Sophie Prize 2001, em Oslo, uma premiação oferecida pela Fundação Jostein Gaarder (autor de O mundo de Sofia) a organizações que promovam o aprimoramento das condições socioeconômicas da população em geral e contrárias à globalização.

Durante sua estada na Dinamarca, o Lume pretende dar continuidade ao intercâmbio de trabalho prático, dentro do projeto “Teatralização de espaços não-convencionais” entre o Lume e o músico-ator Kai Bredholt do Nordisk Teaterlaboratorium – Odin Teatret em Holstebro, no período de 18 a 24 de junho.

Durante a turnê, a sede do Lume continua a todo vapor, conduzida pelas mãos do grupo convidado Seres de Luz Teatro, que estará ministrando um workshop e apresentando espetáculos aos finais de semana. Na volta, marcada para 25 de junho, o grupo assume um compromisso marcado com alunos da Artes Cênicas da Unicamp, onde realiza workshop. O retorno do Lume será marcado também com a realização de outro workshop no Festival Universitário de Blumenau, em Santa Catarina.

 

....JORNALISMO


Luis Nassif ministra palestra na Unicamp

“O conhecimento e a pesquisa produzidos na universidade devem ser compartilhados”. Luiz Nassif defendeu este propósito em palestra apresentada para o curso de Jornalismo Científico do Labjor, no dia 28 de maio, na DGA. Segundo ele, é fundamental que a universidade se preocupe em formar recursos humanos. “Mas quando falamos de pesquisas, principalmente de pós-graduação, estas devem ser compartilhadas com a sociedade e até com o meio empresarial através de convênios e parcerias”, defende.

Nassif, articulista da Folha de São Paulo e apresentador de programa sobre economia na TV Cultura, também discutiu a história recente da imprensa e da economia brasileira. Segundo ele a imprensa hoje é regida pela opinião pública e é pressionada a criar vilões e investir contra o governo a favor das maiorias, esquecendo de olhar todos os lados da questão. Ele aponta aí o atual desafio do jornalismo brasileiro: buscar a qualidade intrínseca do jornalismo além da opinião pública, apurando bem o fato, e não sonegando informações, para que o leitor possa tirar suas próprias conclusões.

 

 
 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br