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“Olhar de fora” é bem-recebido
Dois cursos da área de Ciência Exatas figuram no topo da excelência

O olhar de fora para a produção acadêmica é bem-recebido por coordenadores da pós em Ciências Exatas, na medida em que pode impulsionar algumas áreas. Mas é preocupante o efeito concentrador em poucas áreas de pesquisa e o risco de indexar esta avaliação à decisão das demais agências de fomento. Com seus dois cursos no topo da excelência - Física e Química- e conceitos entre 4 e 6 nos demais, a área de Exatas tem sua atenção centrada nas mesmas questões que as outras: aumentar o número de publicações indexadas, reduzir o tempo de titulação e conseguir um bom equilíbrio entre o quadro docente versus o aumento crescente de alunos na pós, além de ampliar a atuação nos comitês avaliadores.

Desde a sua criação em março de 1970, os cursos de mestrado e doutorado do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp receberam sempre nota A na avaliação da CAPES; no biênio 1996/1997 ficou com conceito 6 e saltou agora para a excelência internacional com a nota 7 recebida. Um dos pontos fortes do programa, considera o coordenador Luiz Guimarães Ferreira, é a universalidade e a qualidade de seu corpo docente. O instituto conta atualmente com cerca de 98 professores doutores em dedicação exclusiva, pesquisadores ativos em suas respectivas especialidades.

“Em função do direcionamento inicial da pesquisa no IFGW, esses profissionais são formados para trabalhar não só na pesquisa básica, mas também em projetos de pesquisa aplicada. Durante anos, a pós foi procurada, fundamentalmente, por estudantes que pretendiam desenvolver os seus trabalhos em física aplicada ou física experimental”, revela Ferreira.

Ao longo da última década houve um apreciável crescimento dos grupos teóricos, o que atraiu também aqueles estudantes de perfil mais acadêmico para o Instituto e levou ao amadurecimento dentro da coexistência de diversas tendências científicas. “Acreditamos ter atingido um estado científico que contempla tanto as necessidades tecnológicas da nossa sociedade quanto o lado acadêmico”. A Física produz, anualmente, uma média de 150 trabalhos em revistas indexadas de prestigio internacional. O instituto já formou 411 doutores e 620 mestres e atualmente há 55 estudantes matriculados no Mestrado e 141 no doutorado.

O Instituto de Geociências nasceu em 1980 com a concepção multidisciplinar de abrigar as áreas de Geografia, Geologia e Meteorologia, agregando em seguida o segmento de Política Científica e Tecnológica, a única no país a revalidar diplomas do exterior. O programa de pós começou em 1983 com a área de Geociências; após quatros anos foi instituída a linha de Política Científica e Tecnológica. Hoje, os três programas têm boa avaliação, sendo que um deles - o de Ciências e Engenharia do Petróleo, que subiu seu conceito de 4 para 5, foi criado no ano passado com característica interdisciplinar e é desenvolvido com a Faculdade de Engenharia Mecânica devido a convergência de interesses. No Brasil, existem 42 programas em Geociências, mas Geologia, Meteorologia e Geofísica dominam as áreas de concentração.

Para o coordenador Elson Paiva de Oliveira, o programa mais complexo é o de Geociências, dividido em: Educação Aplicada a Geociências, Metalogênese, e Administração e Política de Recursos Minerais. Tratam-se de áreas muito inovadoras e com perfil diferenciado em relação a outros programas do país. Embora tenha conseguido manter o conceito 4, foi penalizada numa possível ascensão em alguns critérios, como o de publicações. Élson explica que existe muita ignorância em Geociências nas escolas de primeiro e segundo graus. Para dar conta do aperfeiçoamento do Ensino Fundamental e Regular, existe uma linha de pesquisa chamada Educação Aplicada a Geociências, de bastante impacto social e para a qual a publicação de trabalhos da pós em revistas do tipo Ciência Hoje, Brasil Metais, entre outras, é de fundamental importância. O problema, segundo destaca o coordenador, é que a comissão técnica da Capes não tem esta visão multidisciplinar e a indexação de publicações não pontua tais revistas. “Precisaria haver um ajuste neste critério, pois esta linha de pesquisa tem ação social direta na educação informal”, sugere.

Os livretos para a escola e a popularização de pesquisas através de publicações consideradas de segunda linha para a Capes são veículos importantes de difusão do conhecimento na área e Élson considera que deveriam ser valorizados na avaliação. O tempo de titulação do pós-graduando do Instituto está bom, mas, alerta o coordenador, com as condições desfavoráveis do mercado de trabalho é natural que o aluno segure seu prazo até o final da bolsa, como recurso de sobrevivência.

Na Ciência da Computação, cujo mestrado começou em 1977 e o doutorado somente 19 anos depois, o conceito Capes manteve a nota 5, mas a comissão técnica havia sugerido 6, o que a direção não homologou. O coordenador Neucimar Jerônimo Leite analisa que o item publicação foi o responsável por parte desta decisão. “Temos áreas muito dinâmicas, como redes e arquitetura de computadores, o que dificulta as publicações de fôlego, que são mais demoradas e facilmente superadas neste setor”. Mas, no triênio avaliado pela Capes, houve um esforço extra para aumentar o número de publicação, o que se conseguiu: trabalhos de mestrado foram aceitos em grandes periódicos e cresceu a participação em congressos. Como o doutorado é relativamente novo, o número de teses - 14 no total - e de 43 alunos, não é grande, o que pesou também no relatório Capes, avalia Leite.

O coordenador adianta que o departamento deve iniciar uma discussão das formas de aumentar a atração pelo doutorado. “O valor da bolsa é pouco atraente em relação aos salários pagos no mercado de trabalho e, pela qualidade do curso de graduação, praticamente todos os nossos alunos, quando se formam, já estão empregados”.

Um salto para a excelência
O Instituto de Química foi criado com o foco na pesquisa e o último relatório da Capes coroou este trabalho. A coordenadora da pós, Solange Cadore, comemora a subida do conceito 5 para 7 como resultado de um esforço do corpo docente para melhorar em todas as áreas, seja no aprendizado em preencher corretamente o relatório da agência, como no empenho em aumentar o número de publicações, um dos itens de maior peso na Capes. Todas as informações do relatório devem estar atreladas às linhas de pesquisa, para evitar que não haja perda dos dados fornecidos”.
Solange diz que o programa de pós de Química, que tem 4 áreas de concentração, é o maior do Brasil com 450 alunos e 81 docentes. Todos os professores são credenciados para a pós e o número de iniciação científica explode positivamente por conta desta política. A demanda é muito grande na Química - “para o mestrado do próximo ano temos 110 inscritos para a média de 30 aprovados normalmente”-, mas o tempo de titulação deve ser ajustado pois, hoje, está em 32 meses. “Mas existem particularidades em algumas áreas da Química que exigem este tempo maior”. Solange teme que, em médio prazo, como os demais cursos de pós no país estão procurando reduzir
seu tempo de titulação, o desempenho do IQ possa ser afetado.
Um problema que o programa apresentou na avaliação anterior, de excesso de linhas de pesquisa, foi resolvido. “Muitos docentes misturavam projeto com linha de pesquisa; hoje temos quatro grandes áreas de concentração e, dentro delas, existe a diversificação em linhas”. A coordenadora acrescenta que está nos planos do instituto criar uma área de educação, já que “o aluno sai daqui um bom pesquisador, porém, muitas
vezes, sem o preparo adequado para atuar como professor”.
A pós-graduação da Matemática foi criada há 25 anos e os conceitos 6 em Matemática Pura e 5 em Matemática Aplicada refletem o reconhecimento no desempenho do corpo acadêmico, em número de 30 para cada uma das três áreas de abrangência, onde se inclui Estatística, que só tem o mestrado e recebeu conceito 4. O coordenador José Mário Martinez diz que a dificuldade atual enfrentada por sua área é o escasso número de vocações para a pós-graduação em Matemática, registrado nos últimos anos.

 

 

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