Centro de Memória da Música Popular nasce com acervo doado por Maria Luiza Kfouri

Edição de vídeo
Texto

A Unicamp oficializou a criação do Centro de Memória da Música Popular Maria Luiza Kfouri, o CEMUPOP, a partir da doação do acervo fonográfico da jornalista e ex-diretora da Rádio Cultura, morta em 3 de julho de 2023. O acervo conta com cerca de 10 mil itens, entre discos de vinil e CDs. Entre as raridades, coleções de música instrumental, trilhas sonoras, composições das décadas de 1940 e 1950, além da discografia completa de Elis Regina, Maria Betânia e Milton Nascimento.

O acervo está em fase de organização, coordenada pela professora do curso de Música Popular da Unicamp Regina Machado, que recebeu a notícia da doação da própria Maria Luiza Kfouri, no início deste ano. “Honradíssima com a missão, propus ao meu colega Prof. Dr. Angelo Fernandes, diretor do CIDDIC, a criação do Centro de Memória da Música Popular (CEMUPOP), tarefa para a qual também convidei a minha colega Prof.ª Dra. Thais Nicodemo”, ressalta Machado.

O acesso ao acervo será disponibilizado para pesquisadores e para o público em geral, mas ainda não foi definida a data de abertura. Enquanto não é possível ouvir o acervo no próprio CEMUPOP, este vídeo oferece uma amostra do que poderá ser encontrado. O CEMUPOP fica em uma sala do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp, o CIDDIC.

Ficha técnica
Produção - Patrícia Lauretti
Imagens - Marcos Botelho Jr. 
Reportagem - Hebe Rios 
Gravação de áudio - Octávio Silva 
Edição - Diohny Andrade
Edição de capa - Alex Calixto

twitter_icofacebook_ico