Faculdade de Ciências Médicas ganha espaço de realidade virtual para estudo de anatomia

A biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas abriu um espaço temático de imersão virtual em anatomia humana. Dois kits, com óculos de realidade virtual e notebook, estão à disposição dos usuários do espaço, que fica no primeiro piso e reúne também livros e obras raras de anatomia, como uma edição da obra publicada em 1543 “De humani corporis fabrica”, de Andreas Vesalius. Médicos e alunos, que experimentam o novo recurso, relatam sua importância, dada a riqueza de detalhes e a possibilidade de visualizar estruturas anatômicas de tecidos e órgãos, sem deterioração. A criação do ambiente temático foi possível por meio da escolha da unidade pelo Primeiro Edital de Modernização das Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) de 2022. A biblioteca da FCM passa a ser a primeira da Universidade a possuir equipamentos de realidade virtual.

Produção - Patrícia Lauretti
Reportagem - Hebe Rios