Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata

Edição de áudio

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que haverá 72 mil novos casos de câncer de próstata até 2025 no Brasil. Por isso, o entrevistado deste mês do podcast Ressonância é Ubirajara Ferreira, médico urologista do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

“Hoje, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco devem procurar um urologista para exames de PSA ou toque retal. Descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura”, diz Ferreira. 

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. E, quando os sinais da doença começam a surgir, os tumores já se apresentam avançados. Nessa fase avançada, o câncer de próstata pode provocar dores fortes, incluindo dor óssea, sintomas urinários, queda do estado geral e insuficiência renal.

O Ressonância é um podcast realizado pelo HC da Unicamp em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, divulga campanhas e realiza entrevistas com especialistas do hospital. A edição deste mês está disponível no YouTube e em plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outras. 

Campanha laço azul
O laço azul usado em novembro na campanha de conscientização sobre o câncer de próstata foi inspirado no laço rosa usado na campanha de conscientização sobre o câncer de mama, também conhecido como Outubro Rosa. A campanha do laço azul teve início em 2003, na Austrália, como movember, por adicionar um bigode – moustache, em inglês – ao laço azul. O movimento se espalhou rapidamente pelo mundo, inclusive no HC da Unicamp.

twitter_icofacebook_ico