Oncogenética é tema do podcast Ressonância

Edição de áudio

A médica oncologista e coordenadora de divisão do Núcleo de Oncologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Nádia Sclearuc de Siqueira, é a entrevistada deste mês do podcast Ressonância. O tema dessa edição é a oncogenética, área que envolve a genética médica e a oncologia clínica, uma área muito importante quando se trata do tratamento e acompanhamento dos pacientes com câncer e da assistência a suas famílias.

De acordo com a especialista do HC, a oncogenética estuda a associação de um determinado tipo de câncer com o fato de o paciente ter uma predisposição hereditária para desenvolver esse câncer especificamente. “É aquele paciente que pode ter nascido com uma mutação em suas células, a qual, no decorrer da vida, o predispõe ao risco de desenvolver um câncer”, explica Siqueira.

Como exemplo disso, a médica cita o caso de pessoas que nascem com alguma mutação no gene BRCA1, caso que ganhou bastante destaque na mídia por meio da atriz Angelina Jolie. “Na família dela, havia vários casos de câncer de mama e de ovário. Quando realizou o teste genético, ela descobriu ser portadora dessa mutação patogênica e decidiu tomar medidas apropriadas em vista do risco que corria”, lembra Siqueira durante a entrevista.

Há um espectro muito variado de cânceres associados à predisposição hereditária: desde os subtipos mais raros, como por exemplo o carcinoma adrenocortical e o retinoblastoma, até os tumores mais comuns, como por exemplo o câncer de mama, colorretal, de ovários, de pâncreas, de próstata e de estômago, entre outros.

“Nesses casos, estima-se que cerca de 5% a 10% das ocorrências estejam relacionadas à predisposição hereditária para o câncer”, diz a médica.

O podcast Ressonância resulta de uma parceria do HC com a Rádio e TV Unicamp, da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC). O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, divulga campanhas e realiza entrevistas com especialistas do hospital. A edição deste mês está disponível no YouTube e em plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outras. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.

twitter_icofacebook_ico